Cristiano Ronaldo festejou uma suada e emocionante vitória de virada sobre a República Tcheca por 2 a 1 na estreia da seleção portuguesa na Euro 2024. O segundo gol foi nos acréscimos. O atacante lutou até o fim para ajudar Portugal a vencer. Ele entrou para a história ao jogar sua sexta competição organizada pela Uefa. Cristiano Ronaldo, de 39 anos, não foi o único a bater um recorde em campo nesta terça-feira na Alemanha. Seu companheiro Képler Laveran Lima Ferreira, o Pepe, zagueiro brasileiro naturalizado, se tornou, na mesma partida, o jogador de linha mais velho de uma edição da Eurocopa, aos 41 anos e 123 dias. Sem dúvidas, eles são dois personagens do futebol mundial.
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI
Portugal foi o último time apontado como favorito na competição a estrear. Não correspondeu nem de longe ao que se esperava dele. A festa foi bonita. As marcas merecem destaque. Mas o futebol durante os 90 minutos foi abaixo da média de seus ótimos jogadores. Há uma legião de jogadores portugueses espalhados pelas ligas mais fortes da Europa, como a Premier League, na Inglaterra.
Cristiano Ronaldo é o líder máximo desse time, mesmo com idade avançada e mais perto da aposentadoria do que do seu começo de carreira. Na véspera da primeira partida, o atacante falou da importância que a seleção portuguesa tem na sua carreira e vida e o quanto ele se prepara para continuar ajudando os companheiros. Disse também que, em sua cabeça, ele ainda é o melhor do mundo, independentemente de não estar mais na lista dos mais badalados. Isso o ajuda a se motivar. Cristiano Ronaldo esbanja confiança. Ele leva para dentro de campo toda a sua experiência e espírito de luta, como prega o hino nacional do país.
SIGA ROBSON MORELLI NO FACEBOOK
O atacante não corre mais como antes. Mas continua perigoso dentro da área. Mandou uma bola na trave de cabeça, numa jogada que resultou em gol. Mas ele foi dedurado em questão de segundos pelo VAR da Euro e por toda a tecnologia das 12 câmeras espalhadas pelo campo e pela bola “inteligente” com seus chips e sensores.
Não merecíamos ter sofrido o gol. Nosso time foi extraordinário. O mister pediu para a gente manter a calma, mesmo com o estresse do jogo. O time esteve bem, apesar das dificuldades. PEPE
Cristiano Ronaldo quase abandonou a seleção portuguesa. Mas ele ganhou o ânimo que precisava quando a Federação trocou de treinador após a Copa do Mundo do Catar, de 2022, liberando Fernando Santos, com quem o atacante tinha amores e brigas, e dando oportunidade para o espanhol Roberto Martínez, com bom trabalho na seleção da Bélgica. Quando se esperava que Martínez fosse jogar a pá de cal na carreira de CR7 na seleção, ele fez o contrário. Tratou de convocar o veterano jogador mesmo escondido na Arábia Saudita e deu a ele essa última chama para seguir na Euro e, quem sabe, na Copa do Mundo de 2026, quando terá 41 anos.
Estou orgulhoso de ser o primeiro jogador a disputar seis Euros. Estou emocionado com isso, pois mostra a longevidade da minha carreira no futebol. No entanto, é apenas um capítulo do que Cristiano Ronaldo conquistou. Estou feliz, me sinto privilegiado por estar aqui. CRISTIANO RONALDO, antes da estreia
O atacante não marcou na estreia de Portugal, mas festejou como um garoto a vitória da sua seleção e os gols dos companheiros, como de Francisco Conceição, um menino de 21 anos que cresceu vendo Cristiano Ronaldo fazendo gols e empilhando conquistas. Na história da Euro, CR7 tem 14 gols em 26 partidas nas seis edições que jogou (2004, 2008, 2012, 2016, 2020, 2024). Portugal e Turquia lideram o Grupo F da disputa, com três pontos cada. Na segunda rodada, os rivais vão se enfrentar.