O São Paulo vive seu melhor momento desde a chegada de Zubeldía. Entrar no G-4 deu moral aos jogadores. Coloca o time em patamar sustentável pelas apresentações e vitórias. O treinador terá agora de se virar com ausências importantes no fim de semana. Calleri e Ferreirinha não atuam, suspensos. Lucas deve ser empurrado para o ataque, mais próximo do gol. Luciano volta. Quem também não estará no jogo é Zubeldía.

O treinador disse que o futebol brasileiro é muito “quadrado” no que diz respeito à relação técnico-arbitragem. Ele foi expulso na partida contra o Athletico-PR por invadir o campo, aumentando assim sua ausência à beira do gramado. Zubeldía é um personagem dos jogos do São Paulo, portanto, o torcedor que paga até R$ 200 pelo ingresso gostaria de vê-lo em ação. Apesar das boas vitórias, do bom trabalho e da presença do time no G-4 do Brasileirão, o argentino tem de entender melhor as regras e condutas, certas ou erradas, do futebol brasileiro. É o mesmo caso de Abel Ferreira, do Palmeiras.

Calleri terá de cumprir suspensão na partida de sábado contra o Bragantino / SPFC

A CBF e a Comissão de Arbitragem não vão abrir mão de perder o controle do jogo e o que eles chamam de “respeito” com o árbitro. A nova determinação é que apenas os capitães das equipes falem com o juiz. Zubeldía terá de cumprir suspensão diante do Bragantino, no Morumbis, sábado, em jogo antecipado no seu horário, de 21h para 20h, em função do jogo da seleção brasileira com o Uruguai. Se o Brasil perder, volta para casa e o São Paulo vai receber o goleiro Rafael.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

O São Paulo espera por outros jogadores após a Copa América, como o meia colombiano James Rodríguez. O diretor de futebol Carlos Belmonte comentou sobre o jogador com bastante cuidado para não invadir a área técnica, que pertence ao treinador argentino. Ele disse que James é um “Pelé” na Colômbia e que o time nacional joga em função dele.

Belmonte deixou claro que isso nunca vai acontecer no São Paulo, principalmente sob o comando do técnico argentino, que privilegia a intensidade e o jogo mais corrido. James tem estilo cadenciado.

Belmonte não negou as incertezas que pairam sobre a permanência do meia colombiano no São Paulo. Ele tem contrato até dezembro de 2025. A condição é aberta e o jogador sabe disso: se aparecer alguma proposta, o clube brasileira não vai oferecer resistência. Vai vendê-lo. Zubeldía concordou com isso. O que não quer dizer que ele não possa ser utilizado se permanecer. Belmonte diz a entender que depende muito mais do empenho do jogador do que do próprio clube. Zubeldía monta formações de acordo com os rivais.

Lucian volta ao São Paulo após cumprir suspensão / SPFC

O treinador pode ter Raphinha de volta após longo período de recuperação de lesão. Ele já treina com o elenco e deve ficar à disposição para sábado. O jogador veterano é importante no vestiário. Bodadilla também é esperado nesta sexta-feira. O volante estava na Copa América, mas o Paraguai foi eliminado na terça-feira. Ele tem dois dias para arrumar as coisas e voltar, de acordo com as regras do futebol da Conmebol. Poderia ter se apresentado no dia seguinte, mas é aguardado somente para o treino de sábado.

SIGA ROBSON MORELLI OFICIAL

Como estava jogando e era titular no São Paulo, Bodadilla pode chegar e atuar no lugar de Luiz Gustavo, que fez boas partidas na sua ausência. A decisão é de Zubeldía, que deve manter o paraguaio fora. Ele vai tentar mexer o menos possível no time. Terá duas ausências de peso: Calleri e Ferreirinha, suspensos. Lucas deve ser adiantado. Contará com a volta de Luciano.