Depois de 16 jogos no Brasileirão do ano passado, o Palmeiras ocupava a quarta posição, com 28 pontos. Estava igual ao Flamengo, que tinha o mesmo números de jogos. Havia o Grêmio em segundo lugar, com 29 pontos e uma partida a menos. O torneio era liderado pelo Botafogo, com incríveis 40 pontos.

Uma temporada depois, após jogar as mesmas 16 partidas, perto da metade da competição, portanto, o Palmeiras assume a liderança do Brasileirão, com 33 pontos, ao lado do Botafogo. O time do Rio tem melhor saldo de gols. O Flamengo continua no alto da tabela, a exemplo da temporada passada, mas com 31 pontos. Os jogos neste ano estão mais duros e não há um time, como havia o Botafogo, disparado na frente de forma alucinante.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

A edição de 2024 tem muitos problemas em sua organização. Teve o problema das enchentes no Rio Grande do Sul, prejudicando demais Grêmio, Inter e Juventude. Tem ainda a Copa América, que acaba neste domingo, e todas as convocações das seleções sul-americanas com o torneio nacional no Brasil em andamento, conforme determinou a CBF. E ainda a competição terá de enfrentar os jogos das Eliminatórias da Copa a partir de setembro.

Estêvão ajuda o Palmeiras a assumir a liderança do Brasileirão, ao lado do Botafogo, após 16 rodadas / Agência Palmeiras

Ou seja, o time que conseguir superar de forma mais consistente e rápida todos esses contratempos vai se aproximar da conquista. O Palmeiras é um deles. O Botafogo também. Mesmo passando por uma grande reformulação na Academia, o time paulista soma pontos importantes por causa do seu conjunto dentro de campo e do trabalho mental de Abel Ferreira.

O Flamengo tem tudo isso também, mas com Tite menos tempo no cargo. Ocorre que o time da Gávea sofre com desfalques de seus principais jogadores, todos eles emprestados para a Copa América. Os que ficaram no Brasil estão sendo bravos, mas cansaram e caíram de produção. A derrota para o Fortaleza nesta quinta-feira tirou o time da ponta. Como o Palmeiras venceu o Atlético-GO, assumiu a dianteira na corrida ao lado do Botafogo, que também ganhou na rodada: 1 a 0 diante do Vitória.

O Botafogo lidera porque tem dois gols a mais do que o Palmeiras. O time do americano John Textor aposta no elenco mais enxuto e ajustado e nas boas apresentações até agora. Joga muito bem. Mas por causa da temporada passada, quando “entregou” o título para o Palmeiras nas rodadas finais, o Fogão sofre com a desconfiança do torcedor brasileiro.

Depois de 16 rodadas, Flamengo tem 31 pontos e Botafogo soma 33, o mesmo do Palmeiras. O bom Bahia, de Rogério Ceni, soma 30. É cedo para agitar as bandeiras e confiar que a ordem da tabela não vai mudar. Impossível isso acontecer. De qualquer modo, a liderança deixa os torcedores do Palmeiras e do Botafogo confiantes. Os rivais vão se encontrar a oitavas de final da Libertadores e também na próxima rodada do Brasileirão.

Vestiário do Flamengo para a partida contra o Fortaleza, no Rio: derrota por 2 a 1 / Flamengo

SIGA ROBSON MORELLI OFICIAL

O Palmeiras para o segundo semestre ainda está sendo montado, de modo a deixá-lo mais forte assim que as contratações entrarem em campo e ganharem entrosamento e confiança. A única situação aleatório no Palmeiras diz respeito ao momento de Dudu. O camisa 7 era para ser um desses jogadores que iriam ajudar depois de dez meses ausente por contusão. Mas ele se meteu numa confusão envolvendo sua própria transferência para o Cruzeiro, que não deu certo, e comprometeu sua condição no clube.

Dudu está à venda, embora tenha contrato por mais uma temporada. A ordem para negociá-lo vem do alto escalão, da presidente Leila Pereira. O fato é que depois dessa rodada, Palmeiras e Flamengo invertem seus papéis no Brasileirão. Agora é o time de Tite que corre atrás dos líderes da competição.