Quem acompanha o Palmeiras desde a chegada de Abel Ferreira sabe que o treinador não é bobo e para tudo tem uma estratégia, olhando para momentos mais agudos das competições. Foi um absurdo a montagem do time na derrota contra o Vitória no Allianz Parque por 2 a 0. Só vamos saber se a estratégia foi boa lá na frente.

Ele escalou um “catadão” para jogar uma partida importante, como todas do Brasileirão, mas essa podia dar ao time sua proximidade do líder Botafogo, que perdeu para o Cruzeiro na rodada. O jogo do Palmeiras foi mais cedo e não tinha como saber o resultado do rival do Rio. Por isso tem de apostar numa formação mais forte.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

Até agora não se sabe qual foi a de Abel. Mas há alguns caminhos. Ele admitiu, coisa rara também, que o Palmeiras vive momento ruim na defesa e no ataque. Alguns jogadores não levaram o jogo com seriedade e entrega, pelo menos foi isso o que o treinador comentou.

Abel Ferreira reclama de alguns jogadores após derrota para o Vitória dentro do Allianz Parque / Agência Palmeiras

Há caras novas e elas precisam de tempo, como Giay e Maurício, e alguns meninos sendo “engordados”, casos de Vitor Reis, Naves e Lázaro. Para mim, Rony e Caio Paulista chegaram ao limite de suas carreiras no Palmeiras.

Mas suas declarações, estratégicas ou não, levaram uma ligeira crise para dentro do Palmeiras. Logo Abel que sempre defendeu seus jogadores e nunca admitiu que o time está para trás na corrida das competições.

Olhando para o jogo todo, temos de assumir que estamos em mau momento no setor ofensivo, muito afobados no último terço. Momento mau que vamos ter de aguentar e precisamos vencer. Ofensivamente, podemos nos queixar do mau rendimento, mas percebi que estamos sofrendo gols de transição. As decisões são minhas.O responsável sou eu. ABEL FERREIRA

Opa! Tem a retomada de novas competições: Copa do Brasil e Libertadores. Na competição nacional, quarta-feira, o Palmeiras mede forças com o Flamengo. Quem perder nas duas partidas dá adeus à competição, perde força e pode sofrer abalos maiores.

Para mim, Abel abandonou o Brasileirão contra o Vitória por causa dessa decisão diante do Flamengo, de Tite. Deve fazer de novo. Largou mão, mas esperava que os reservas pudessem oferecer mais. Ficou bravo com alguns jogadores mais descolados, como Menino e Rios. Eles eram os mais experientes em campo.

Abel dá de ombros para o Brasileirão neste momento porque já conhece a disputa e entende que seu time tem condições de pontuar e voltar para a briga mais adiante do torneio. Foi assim que ele tirou o troféu do Botafogo no ano passado.

Gabriel Menino alterna boas e más partidas faz algum tempo: Abel não gostou de sua atuação contra o Vitória / Palmeiras

É risco? Sim. Mas Abel mostra que não quer perder para o Flamengo nem sair da Copa do Brasil. Para mim, tenta uma tacada nesta semana para deixar a vaga mais bem encaminhada contra o rival mais duro do futebol brasileiro. É seu principal concorrente pelas conquistas.

Mas não é só isso. A inconformidade com a derrota do Palmeiras para o Vitória foi grande. Abel deixou claro que tem uma garotada pedindo passagem e uns mais experientes com o burro na sombra. Tem a ver também com a janela de transferência. Há jogadores querendo pegar o seu boné por causa de dinheiro e do fim de um ciclo.

SIGA ROBSON MORELLI OFICIAL

PRÓXIMOS JOGOS DO PALMEIRAS

31/7 – Copa do Brasil contra o Flamengo (fora)
04/8 – Brasileirão contra o Inter (fora)
07/8 – Copa do Brasil contra o Flamengo (casa)
11/8 – Brasileirão contra o Flamengo (fora)
14/8 – Libertadores contra o Botafogo (fora)
18/8 – Brasileirão contra o São Paulo (casa)
21/8 – Libertadores contra o Botafogo (casa)

É certo que os jogadores não conseguem jogar todas essas partidas importantes no mesmo nível por causa da proximidade entre elas, da falta de descanso e de tempo para treinar e se recuperar fisicamente. Não dá. Abel sabe disso e contava com os jogadores reservas para segurar a peteca em algumas partidas, principalmente no Brasileirão. Daí sua indignação com a maneira que o time perdeu. Eram 20 partidas sem perder dentro do Allianz Parque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui