A Fifa se esforçou para fazer desse primeiro Mundial de Clubes um evento magnânimo. Não é. Não se sabe como será depois da primeira edição, marcada para junho e julho do ano que vem nos Estados Unidos. São 32 clubes. O formato é de Copa do Mundo, de grupos e depois mata-mata, com prorrogação e pênaltis, e de quatro em quatro anos.
Os europeus continuam não querendo nem saber dele. Eles já tem a Champions League. Não enxergam sentido em outra competição no calendário com rivais mais fracos dos outros continentes. As sedes ainda não foram divulgadas nem as datas dos jogos.
Fio de esperança para os brasileiros
Para os quatro brasileiros credenciados, Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense, é um sonho e um fio de esperança ganhar a competição. Se já era difícil festejar o antigo Mundial, que virou Copa Continental, imagine agora com tantos times europeus.
Para os brasileiros e clubes fora da Europa, o importante é participar. Mas a fase de grupos dá para jogar e até para se classificar. Veja a avaliação do que pode acontecer com os times do Brasil.
GRUPO DO PALMEIRAS
Dá para passar. O rival mais duro é o Porto. O time tem bons jogadores e tradição na Europa, mas deixou de ser uma potência perto dos endinheirados rivais do continente. Os zagueiros do time de Abel Ferreira também terão de enfrentar Lionel Messi.
Não se sabe se ele estará em todas as partidas, mas o Inter Miami, que fará a abertura do Mundial, está no Grupo A. O Al-Ahly, do Egito, não é ruim. Já foi adversário do Palmeiras. Dá para passar. Time por time, o Palmeiras não fica atrás de nenhum deles. Mas tem de melhorar o elenco.
GRUPO DO FLAMENGO
O Flamengo é favorito ao lado do Chelsea. Para mim passam os dois. Espérance, da Tunísia, e León, do México, são teoricamente mais fracos. Os times mexicanos sempre dão trabalho. Jogam com muita correria e também com qualidade. Mas não acredito neles.
GRUPO DO BOTAFOGO
O campeão da Libertadores de 2024 vai ter vida dura no Mundial de Clubes dos Estados Unidos. Penso que não passa. Para se classificar, terá de superar dois europeus melhores e mais ricos do que ele: PSG e Atlético de Madrid. O que pode ajudar o Botafogo é o fato de o torneio acontecer no fim da temporada na Europa, quando os jogadores estão mais cansados. O Botafogo é melhor apenas que americano Seatlle.
GRUPO DO FLUMINENSE
Fosse o Fluminense aquele time que ganhou a Libertadores de 2023, eu até apostaria minhas fichas nele. Mas não é. E ninguém sabe o que vai virar até lá. O Borussia Dortmund é favorito a ser o primeiro colocado e a passar o carro por cima dos três rivais. Depois, para a segunda posição, penso que está tudo aberto entre Flu, Ulsan (da Coreia do Sul, cidade onde o Brasil ficou na Copa de 2002) e o sul-africano Mamelodi Sundowns.