O Palmeiras encerrou o primeiro turno do Brasileirão 2024 com 63% de aproveitamento em seus 19 jogos desta parte inicial da competição. Esteve na ponta da tabela, em segundo lugar e em terceiro, onde está agora após a derrota para o Fluminense no Rio, por 1 a 0. Teve e tem como principais rivais dois times do Rio: Botafogo e Flamengo. Teve ainda outros três “adversários” nesse período: Copa América, contusões de seus atletas por causa de um calendário sem folga e venda de jogadores. Mas isso todos tiveram.
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI
Abel Ferreira vive pela primeira vez, desde que chegou ao Palmeiras, uma de suas mais difíceis temporadas, tanto do ponto de vista do seu próprio elenco quanto da rivalidade com outros times. Para o treinador português, os clubes se reforçaram nesta temporada, de modo a ter mais equipes competitivas. Apesar dos números, o Palmeiras faz mais partidas ruins.
Nesse primeiro turno do Brasileirão 2024, o Palmeiras amargou cinco derrotas e três empates. O time não jogou bem diante do Flu. Teve muitos desfalques. Em sua campanha parcial, tropeçou diante de rivais que estão no páreo, como Botafogo e Fortaleza, mas também diante de outros que ocupam posições intermediárias, casos de Inter e Athletico-PR. E para o Flu, que está na Z-4. Os empates ocorreram contra adversários perigosos: Grêmio, São Paulo e Flamengo.
Nesse segundo turno, o Brasileirão terá de dividir suas atenções com a Copa do Brasil e a Libertadores, torneios que entrarão em fases agudas. O Palmeiras mira a Libertadores. O time já ganhou o Paulistão. Nessa corrida nas competições de mata-mata, o Brasileirão ficará no fim da fila. Tem sido assim. Não deveria.
A Copa do Brasil, apesar do bom dinheiro que paga, R$ 80 milhões ou mais, deveria ser o torneio menos procurado por clubes como o Palmeiras. O dinheiro ajuda, mas o Palmeiras tem receitas sólidas e estruturadas.
Das 19 partidas realizadas, o Palmeiras ganhou 11. No ano passado, quando foi campeão, o time tinha nove vitórias, sete empates e três derrotas após o mesmo número de jogos. Somava 34 pontos. Ou seja, seus números nesta temporada são melhores, apesar de ter aumentado as derrotas, de três para cinco. Mas reduziu os empates. A equipe ocupava a segunda colocação, atrás apenas do Botafogo, que somava 47 pontos e tinha 15 vitórias. Hoje, o Fogão tem 40 pontos e 12 vitórias. O Palmeiras ainda tem o Flamengo, com 37 pontos, na sua frente. O time de Abel tem 36.
A janela de transferência, quando fechar, dará uma visão melhor dos times no segundo semestre. Os clubes brasileiros vão sofrer ainda com a convocação de jogadores nas seleções sul-americanas e alguns poucos para a seleção brasileira, de Dorival, nas Eliminatórias, que serão retomadas em setembro.