O Barcelona puxa a fila dos clubes da Europa que vão mandar representantes para o Brasil a fim de acompanhar de perto a Copinha, competição de juniores que começa nesta quinta-feira, dia 2, e tem sua final marcada para o dia 25, aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo, no Pacaembu. Sabe-se que outros clubes da Europa farão o mesmo a fim de observar os garotos.

Corinthians foi campeão da Copinha em 2024, com Breno Bidon sendo o melhor jogador do torneio / Corinthians

Aliás, há empresários e “olheiros” espalhados pelo país que também abastecem esses clubes de fora com informações de garotos bons de bola. Eles fazem a ponte do time da Europa com seus formadores no Brasil. E ganham comissões por isso.

Conheça The Football

Ademais, de acordo com o jornal espanhol Sport, os representantes do clube catalão vão para a Venezuela a fim de seguir o Sul-Americano Sub-20. O Brasil é um dos principais concorrentes ao título. Garotos como Breno Bidon, do Corinthians, foram convocados para servir a seleção.

Corinthians pode vender Bidon

De modo que isso explica porque o Corinthians não se opôs a perder um de seus titulares no Paulistão. Certamente, o presidente Augusto Melo sabe da importância de ter seu menino de ouro nas competições sul-americanas com o Brasil. Já tinha também a informação de que dirigentes de clubes europeus vão desembarcar no país e na Venezuela.

Endrick tem passagem curta pelo Palmeiras antes de se transferir para o Real Madrid, de Florentino Pérez / Real Madrid

A movimentação dos times da Europa aponta para duas realidades cada vez mais valorizadas no futebol brasileiro: a aposta na formação e a venda antes dos 18 anos, como aconteceu com o Palmeiras no caso de Endrick e Estevão, e também na situação de Vitor Roque, do Athletico-PR. Vale lembrar que o Barcelona veio buscar Messi na Argentina quando ele tinha 14 anos.

Garotos custam caro

Só para se ter uma ideia dos valores praticados, o atacante do time do Paraná foi negociado com o Barcelona por R$ 400 milhões. Endrick assinou com o Real Madrid por valor semelhante antes de completar 18 anos.

Os clubes do Brasil já entenderam que os europeus vêm buscar na base. Eles não esperam mais a formação do jogador brasileiro e sul-americano ou sua profissionalização e conquistas no time de cima. Os times da Europa estão dispostos a correr os riscos. Para não errar, mandam representantes para a América do Sul.

SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Em sua primeira entrevista como chefão do futebol do Flamengo, o português José Boto comentou muito sobre a base do futebol no Brasil. Ele quer fazer do Flamengo um ninho de craques em formação. De modo que pretende trabalhar diretamente com os treinadores das bases. Boto comentou da liberdade que se precisa dar aos garotos nessa idade, sem qualquer amarra tática ou posicional.

Copinha tem 128 times

A Copa São Paulo é o torneio de base mais famoso do Brasil. São 32 grupos nesta temporada, com a participação de 128 equipes. O Corinthians, de Breno Bidon, é o atual campeão. O garoto foi eleito o melhor jogador da última edição. O time é também o que mais vezes ganhou: 11.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui