Por que o Bétis precisa manter Vítor Roque no elenco até o fim da temporada na Espanha? Porque há uma cláusula entre Barcelona e o clube de Sevilha sobre a utilização do atacante brasileiro ao menos em 50% das partidas, com multa de 1,5 milhão de euros (R$ 9 milhões) se isso não acontecer.
Seja um parceiro comercial do The Football
Por ora, somando a minutagem dos jogos feitos pelo Bétis na temporada, o clube de Sevilha ainda não bateu essa meta. É claro que o valor pode ser “esquecido” pelo Barcelona caso o clube catalão venda, de fato, o jogador de 19 anos para o Palmeiras agora. Ou seja: basta o Barcelona abrir mão desse valor.

Há ainda por parte do Bétis a espera de uma oferta para liberar Vítor Roque por quatro meses de contrato. Ou paga o Palmeiras ou paga o Barcelona. É direito do Bétis ser ressarcido, uma vez que o time detém os direitos federativos do atacante até junho deste ano, com opção de compra no valor de 25 milhões de euros.
Bétis quer receber
O Palmeiras pagaria os mesmos R$ 150 milhões por 80% do contrato de Vítor Roque, mas não fez qualquer oferta ao Bétis. Deixou esse imbróglio para o Barcelona resolver.
Tem mais. Para que o Barcelona possa vender o brasileiro agora, o clube teria de recuperar os direitos federativos do atleta. Isso não pode acontecer porque a janela de transferência na Espanha está fechada, e a LaLiga não permite essa devolução antes do fim da temporada.

O Barcelona tenta derrubar essa cláusula do Campeonato Espanhol. É uma regra da LaLiga e não na Fifa ou Uefa. A Fifa entende que a negociação pode ocorrer agora, de modo que o Barça não corre nenhum risco de ser punido pela entidade.
Mas a LaLiga entende que abrir a brecha para o Barcelona pode ser um tiro no pé em sua gestão do campeonato nacional. Seria uma decisão perigosa e todos os outros clubes poderiam reivindicar a mesma facilidade em outros momentos. Outro problema seria mudar a regra durante o jogo.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Por isso, parece pouco provável a LaLiga levar isso adiante. Só faria isso em caso de sanções pela Fifa. O Palmeiras mantém suas esperanças. Há boa vontade do Barcelona, mas até mesmo seus dirigentes já perceberam a dificuldade da negociação agora. Vale lembrar que a pressa é do Palmeiras, que costuma vender seus garotos da base e só entregar mais tarde. Isso tem a ver também com a idade deles. Antes dos 18, o jogador brasileiro não pode deixar o país. A janela no Brasil fecha na sexta-feira.
A saída mais fácil é a que todos já sabem: esperar até junho para comprar Vítor Roque. O único senão nesse caso é não ter o atacante no Mundial de Clubes da Fifa.