O Botafogo se junta a alguns outros times credenciados na briga pelos títulos da temporada de 2025 de todas as competições nacionais e sul-americanas. Até pouco tempo atrás essa condição pertencia a dois clubes apenas: Flamengo e Palmeiras. Não é mais assim.
A conquista da Libertadores diante do Atlético-MG e da forma em que ela foi provaram que o time de Seneral Severiano está de volta ao páreo depois de anos ausente. Tem a ver com a SAF liderada por John Textor, mas não somente por isso. O dinheiro entrou e ele foi bem usado, dando ao Botafogo condições estruturais boas e um elenco forte.
O amadurecimento de alguns times neste ano leva para 2025 uma disputa mais acirrada no próprio Brasileirão. Além de Flamengo, Botafogo e Palmeiras, que duas rodadas para decidir o título, coloco na briga o Internacional, de Roger Machado, o Atlético-MG, que continuará sua reformulação apesar de já ter um time forte, e o Fortaleza, pela sua regularidade.
Mas também acredito que o São Paulo possa aparecer nesse seleto grupo, se não nas mesmas condições, ao menos como azarão.
O que os nossos dirigentes precisam ter em mente é que uma temporada é importante também para melhorar o time visando a próxima. As competições servem tanto para as disputas correntes quanto para uma avaliação do elenco e para dar passos e tomar decisões para melhorar o grupo.
Apostaria no São Paulo também
Flamengo e Palmeiras passaram por esse caminho, de melhorar o time a cada temporada e ganhar conquistas importantes. Junta-se a isso a obrigação dos clubes e de seus cartolas de fazer dinheiro, de ter gestões em bases sólidas, de gastar menos do que arrecada e de pagar suas contas.
Uma boa gestão pode levar a um bom time e um bom time encaminha para uma gestão eficiente. O Botafogo tem as duas condições. Por isso, o time de Artur Jorge forma o trio de ferro do futebol brasileiro ao lado de Flamengo e Palmeiras. Os restantes ainda precisam comer mais arroz com feijão.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Se o Palmeiras conseguir tirar o título do Brasileirão do líder Botafogo nas duas rodadas que ainda restam para o fim do torneio (a diferença e de três pontos), cada grande competição da temporada estará nas mãos de um desses times mais fortes e ajeitados do país.
Campeões de 2024
O Cruzeiro poderia ter vencido a Sul-Americana, mas perdeu para o Racing e ficou com o vice. O time de Minas Gerais está longe de se juntar ao trio de ferro brasileiro, embora 2025 seja apontado como o ano da virada, principalmente pelos investimentos feitos. Neste ano, o Flamengo ficou com a Copa do Brasil e o Botafogo festejou sua primeira Libertadores.