É preciso entender e tomar lições da confusão entre Dudu, Cruzeiro e Palmeiras. Nesta segunda-feira, o time de Abel Ferreira vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG sem o atacante. Depois do fim de semana cheio, Dudu não foi relacionado para a partida. Ele já está recuperado de lesão e cirurgia. Ficou no banco pela primeira vez na semana passada, na vitória sobre o Vasco, no Allianz Parque, dois dias antes de ser anunciado como reforço do Cruzeiro.
Dudu precisa se explicar, assim como o Palmeiras, para que todas as versões sejam ouvidas. Enquanto isso não acontecer, vai ficar a dúvida de quem procurou quem primeiro. De qualquer forma, para mim a relação já azedou entre o atleta e o seu time. O futebol não permite que um jogador não esteja envolvido de corpo e alma com o time nem quem o time não queira mais o jogador. E me parece que Palmeiras, Abel Ferreira e Dudu não estão mais nessa mesma sintonia. Estavam, mas a informação da compra do atacante pelo Cruzeiro, dada pelo próprio clube mineiro, azedou tudo.
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI
Entenda a sequência dos fatos com Dudu
Mesmo agora com a reviravolta do jogador um dia depois de ter sido “vendido”. Mas o que, de fato, aconteceu? Vou tentar explicar aqui em tópicos para que fique mais claro para o torcedor. As informações foram apuradas ouvindo envolvidos e pessoas ligadas aos envolvidos. E algumas mais que se manifestaram na mídia no fim de semana. Vamos lá:
1 – Cruzeiro anunciou no sábado a contratação de Dudu nas redes sociais do clube. Colocou no post a foto do atacante do Palmeiras com estardalhaço.
2 – A torcida do Palmeiras se revoltou com a notícia e seus líderes foram atrás da informação com o próprio Dudu e com o Palmeiras.
3 – O negócio envolvia o pagamento de US$ 4 milhões em parcelas ao Palmeiras, contrato de quatro anos e mais um de prorrogação ao jogador e aumento salarial. Dudu ficou no banco do Palmeiras na quinta-feira na vitória contra o Vasco depois de nove meses machucado. Foi ovacionado pela torcida. Fui ao jogo e havia a expectativa do torcedor de vê-lo em campo.
4 – O Palmeiras não se pronunciou em nenhum momento. Mas todos sabem da reformulação que o clube faz em seu elenco. Dudu estaria fora dos planos por ter 32 anos e salário alto. Seu contrato vai até dezembro de 2025. O Palmeiras pagou seu salário em todos esses meses em que ele ficou fora do time, machucado.
5 – O diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, disse na Rádio Itatiaia que foi o Dudu e seu empresário que procuraram o clube vinte dias atrás, tentando fazer a transferência. A partir daí, os clubes iniciaram conversas.
6 – Mattos disse também que conversou com o Palmeiras e com o próprio Dudu e tudo ficou acertado, com algumas cláusulas pedidas pelo Palmeiras. Dudu queria sair e o Palmeiras queria vendê-lo. As partes só não previram a reação dos palmeirenses. Muitos se sentiram traídos por Dudu. Depois, se sentiram traídos pelo Palmeiras.
7 – Dudu não se pronunciou ainda. Dois líderes da Mancha, Serdan e André, estiveram na casa de Dudu no sábado. Eles sabiam da transação desde sexta-feira. Para eles, sentados no sofá na casa do jogador, com Dudu no meio, o atleta disse que não iria mais embora e permaneceria no Palmeiras. Sentiram honestidade na declaração de Dudu.
8 – Os torcedores também teriam entendido que Dudu percebeu que a direção do Palmeiras e o técnico Abel não se importavam com sua saída, de modo a não fazer força para sua permanência. Isso teria mexido com a cabeça de Dudu.
9 – No programa do Benja, na CNN, Paulo Serdan garantiu que Dudu não vai mais para o Cruzeiro. O jogador teria dito para ele que fica pela torcida e que nunca foi dinheiro o problema para sua vontade de sair.
10 – Dudu treinou neste domingo na Academia, conversou em particular com Abel e foi cortado do jogo contra o Atlético-MG para ser preservado.
O assunto ainda não tem um ponto final. O Cruzeiro espera por Dudu em Minas e também espera que o Palmeiras cumpra com tudo o que foi falado e acertado. Dudu seria o único a mudar de versão. O Palmeiras quer vendê-lo. O Cruzeiro quer comprá-lo. Mas Dudu está perdido e assustado. Não quer sair em meio à confusão e ser chamado de mercenário. Prometeu ficar. Vai correr o risco, segundo a torcida, de perder a proposta do clube mineiro.
SIGA ROBSON MORELLI NO FACEBOOK
Mas tudo isso ainda precisa de um ponto final, principalmente de Dudu. Ele decide seu futuro. O resto se perde. Se tiver documento assinado, pode virar multa. De qualquer forma, para mim a relação já azedou e os desfechos serão questão de tempo até que Dudu encontre outros caminhos longe do Allianz Parque. Antes disso, ele tem de dizer alguma coisa.
[…] Tanto Palmeiras quanto Cruzeiro também disseram que a decisão da venda está nas mãos de Dudu. O jogador tem contrato até dezembro de 2025. Leila disse que se ele resolver ficar, o clube cumprirá com o acordo. Não existe mais clima para […]
[…] até dezembro de 2025 e diz que vai cumpri-lo. Horas antes, Leila disse que o melhor para ele era cumprir sua palavra dada ao time de Minas e também à direção do Palmeiras e ir embora. Ela disse que o ciclo do jogador no Palmeiras havia chegado ao fim. Dudi rebate e diz que nada […]
[…] direito. Dudu entrou aos 32 minutos no lugar de Flaco. Estava combinado de ele entrar aos poucos. Sua confusão com o Cruzeiro e com a presidente Leila Pereira, que queria sua saída do clube agora…. Seu contrato vai até dezembro de 2025. Seu nome está no mercado, mas ele precisa concordar em […]
Comentários estão fechados.