A seleção brasileira não vai ter mais a camisa azul, tradicional em Copas do Mundo, torneios oficiais e competições amistosas. A CBF vai inovar no ano do Mundial de 2026. O time deve confirmar sua classificação nas duas próximas partidas das Eliminatórias, em junho. O Brasil continua sem treinador depois que demitiu Dorival Júnior. A Nike vai mostrar em breve a camisa número 2. Ela terá cores novas. O modelo já teria sido previamente aprovado pela CBF.
Seja um parceiro do The Football
A história da camisa azul do Brasil nasceu na Copa de 1958. A seleção precisava ter outra cor de uniforme que não fosse o amarelo porque o rival naquela final foi justamente os donos da casa, a Suécia, que também usava a mesma cor. A comissão do Brasil então se reuniu e decidiu pela cor azul por causa do manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.
Primeira Copa do Brasil
A decisão animou os jogadores, inclusive o garoto Pelé, sempre muito católico. A escolha deu certo. O Brasil festejou sua primeira das cinco conquistas de Copas do Mundo. Nenhuma outra seleção ganhou cinco Copas até hoje.

A CBF/Nike corre o risco de mexer com uma instituição ‘sagrada’ do futebol brasileiro. O time já não é lá essas coisas e agora não terá um uniforme tradicional do torcedor. O Brasil já teve uma camisa preta, em uma campanha contra o racismo. A primeira camisa continua sendo a amarela, com detalhes em azul e verde.
Pirataria
Faz tempo que a Nike tenta mostrar produtos novos da seleção. Vale dizer que há muitas camisas falsas do Brasil sendo vendidas nas imediações dos estádios. A pirataria sempre foi um problema para a CBF e grandes marcas esportivas.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Não houve pesquisa sobre o assunto divulgada pela empresa americana de material esportiva. A CBF, até onde se sabe, também não fez qualquer consulta ao torcedor sobre o tema. A iniciativa visa atingir o público mais novo.

Nos estádios brasileiros onde o Brasil se apresenta nas Eliminatórias, o torcedor sempre comparece em bom número, mesmo a despeito dos valores altos dos ingressos. Mas a cor predominante da camisa da seleção nas arenas é o amarelo.
Copa do Mundo de 2026
Em princípio, a iniciativa será apenas para a temporada de 2026, ano de Copa do Mundo nos Estados Unidos, Canadá e México. O Brasil só joga com a camisa azul quando não é mandante e quando o adversário tem as mesmas cores em sua bandeira. Não há data para o lançamento.