O Corinthians abriu seus portões para receber a torcida organizada antes da decisão contra o Santos, neste domingo, em jogo único na Neo Química Arena. O jogo vale vaga para a final do Paulistão. O encontro foi motivado pela péssima partida do time diante do Barcelona, do Equador: derrota por 3 a 0, resultado que obriga a equipe a ganhar na volta por quatro gols de diferença para não ser eliminado da Libertadores.

Seja um parceiro comercial do The Football

A torcida está na bronca com o time, mas também com a comissão técnica. Para o treinador Ramón Díaz e seu filho Emiliano esse expediente seria impensável se eles estivessem na Argentina. Mas tiveram de engolir.

Torcida do Corinthians vai ao treino falar com o elenco após derrota para o Barcelona na Libertadores / Corinthians

Ambos estão com os cargos ameaçados. Podem não chegar até abril no comando do Corinthians. Uma mudança abriria caminho para a volta de Tite ao Parque São Jorge. Para quem trabalhou na CBF, de Rogério Caboclo, encarar o Corinthians, de Augusto Melo, parece fichinha. Tite está desempregado desde que deixou o Flamengo.

Caso Luan foi agressivo

Os protestos da Gaviões da Fiel têm sido mais brandos. Desde a invasão ao motel onde se divertia o atacante Luan com amigos e amigas, os torcedores uniformizados do time baixaram a fervura das ameaças.

Há quem diga que um comando superior, vindo do crime organizado em São Paulo, tem pedido menos confusão no futebol. A mensagem seria direcionada para todas as torcidas em São Paulo. The Football não teve essa informação confirmada.

Os torcedores foram reforçar o que o elenco já sabia desde aquela surra em Guayaquil. O time foi uma porcaria, para usar um linguajar comum ao que disseram os corintianos. Também foram apertar um pouco mais o parafuso que pressiona a comissão técnica.

Ramón terá de tirar da cartola dois jogos perfeitos: contra o Santos, domingo, e depois diante do Barcelona / Corinthians

Ramón Díaz já tem tempo demais no Brasil para entender que está ameaçado de perder o emprego, mesmo a despeito de tudo o que ele fez na temporada passada e no Estadual deste ano, com a melhor campanha. Ele não tem crédito no clube. Penso que nunca teve.

Gaviões tem a chave do clube

Tudo isso já se sabia no vestiário de Guayaquil. Mas a Gaviões da Fiel manteve sua tradição de dar o recado, principalmente agora que tem a chave do clube nas mãos por causa da parceria velada com a gestão de Augusto Melo. Os trincos dos portões foram retirados para os torcedores organizados. Nem precisa mais pular a grade. Basta empurrar o portão. Tem a ver também com a “vaquinha” para pagar o estádio em Itaquera, cuja arrecadação beira os R$ 40 milhões.

Vejo essa “comunhão” entre elenco, torcedores, comissão técnica e diretoria como um passo importante para se juntar forças dentro do clube. Sei que cada um tem a sua função e missão e também o jeito de ver e entender o futebol, mas entre brigas e invasões, dedo na cara e carros de atletas danificados e conversas mais duras com cobranças verbais, fico sempre com a segunda opção.

Parece que esse relacionamento, sem confusão e mortes, vai virar uma tendência no Corinthians. Talvez seja hora de os torcedores serem chamados para algumas deliberações do time. Participar os excluídos é um clamor mundial, desde que os excluídos se comportem e deem o respeito como instituição séria e legítima. Não me refiro aos bandidos. Esses devem estar presos.

Melhor conversar do que brigar

Essa participação pode contribuir para que as brigas e emboscadas dentro do clube sejam trocadas pelas discussões e busca de novos caminhos. Gosto dessa ideia. Há educação e menos raiva por trás dela.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Mas o que resultaria disso? O fim do modo truculento de tomar decisões e conduzir situações delicadas. Mesmo que amanhã a decisão do presidente seja demitir o treinador, isso seria feito de maneira simples e sem traumas, sem quebra-quebra e ameaças. Atualmente, essa confusão é feita pela torcida. Inserida no contexto, isso poderia mudar.

A saber: o Corinthians pode ser eliminado neste domingo do Paulistão e cair fora da Libertadores na quarta-feira.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui