A conquista do Paulistão pelo Corinthians é incontestável. Desde o começo da competição estadual, o time de Ramón Díaz mostrou-se firme e concentrado no seu trabalho, fixado no objetivo maior, que era erguer a taça, com os bons resultados e a boa campanha, mesmo a despeito da eliminação precoce na pré-Libertadores.
Seja um parceiro do The Football
No Paulistão, o Corinthians foi ganhando confiança a cada partida. Foi assim na fase de classificação, quando teve a melhor campanha e ganhou em campo o direito de jogar em casa a grande final, como se viu nesta quinta-feira em Itaquera. Mesmo nas etapas de mata-mata, o time de Memphis Depay e Garro não perdeu sua pegada.

Ganhar do Santos na semifinal só aumentou a confiança dos jogadores para conseguir sua maior façanha, que foi derrubar o Palmeiras dentro do Allianz Parque na primeira partida da final, com gol de Yuri Alberto. Bater o rival em seu campo foi apontado pelo técnico Abel Ferreira e por alguns jogadores do Palmeiras como fator decisivo para a conquista.
Recorde de público em Itaquera
Há muitas pessoas que entendem que o Corinthians não merecia festejar o Paulistão 2025 porque vive envolto em problemas mil de todos os tipos, com falta de dinheiro e uma dívida de R$ 2,4 bilhões, por exemplo, sem honrar seus compromissos e deixando o barco seguir.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Mas penso que isso é outro problema. Não de ordem esportiva, mas de má gestão. Precisa ser resolvido, sim, mas não tira o direito de nenhum clube de disputar as competições. A CBF pensa em formatar regras para o fair play financeiro, mas elas ainda não existem no futebol brasileiro.
Entre os dirigentes em Itaquera, a decisão foi cordial, de respeito e carinho entre Leila Pereira e Augusto Melo.
Esperança na temporada
É preciso ressaltar também a festa da torcida corintiana, a organização da FPF, o recorde de público de 48.932 na arena… Mas é preciso condenar os sinalizadores no estádio, a falta de policiamento para isso, a desorganização que foi o jogo nos seus minutos finais, a provocação de Memphis Depay ao subir na bola quando tentava segurar o jogo… Poderia ter ocorrido uma tragédia.
A conquista do Paulistão abre esperança para o torcedor corintiano na sequência da temporada, com a estreia no Brasileirão diante do Bahia neste domingo, o começo da fase de grupos da Sul-Americana e a Copa do Brasil. Internamente, é preciso definir a situação de Ramón Díaz e o pedido de afastamento do presidente Melo.