O Botafogo foi melhor do que o Palmeiras no Brasileirão e mereceu o título de 2024, mas a diferença dos dois clubes parece gigantesca quando se tem a notícia de que o técnico Artur Jorge não permanecerá no comando do time na próxima temporada.
Ele não dará continuidade ao trabalho bem sucedido com a conquista da Libertadores. Artur tem tudo acertado com o Al-Rayyan, do Catar. Lembra o desastre que foi o Fluminense depois de vencer a Libertadores de 2023 e ser ameaçado de cair neste ano, sob o comando de Mano Menezes.
Quando o desconhecido Abel Ferreira começou a ganhar torneios no Palmeiras e a se provar melhor do que todo mundo imaginava, a direção do clube tratou de seduzi-lo para que ele continuasse a desenvolver suas ideias. Já havia mercado árabe e chinês, portanto, ele também poderia ter ido embora para ganhar mais.
Sem Artur Jorge, o Botafogo perde seu tempo. A permanência do treinador português era a primeira ação que John Textor deveria tomar após uma campanha memorável. Ele era o núcleo desse trabalho, o ímã para a permanência de todos os jogadores. Perder o treinador é uma derrota para o time campeão, a maior de todas.
SAF do Botafogo
Os treinadores ganharam muito espaço no futebol brasileiro. Atualmente, digo que eles são mais importantes do que os próprios jogadores. Um treinador arruma equipes, melhora gestões e pode dar lucro aos clubes. Artur fez tudo isso nesta temporada.
O dono da SAF do Botafogo não teve jogo de cintura para segurar o seu treinador. É claro que nem tudo dependia de Textor. Artur Jorge queria ir embora. Queria? Nas entrevistas que deu depois da festa do Brasileirão, em nenhuma delas ele admitiu seu desejo de permanecer. Sempre deixou a situação aberta. Sinal de que deveria ser procurado imediatamente. Temo pelo pior no Botafogo.
Faltou habilidade para Textor?
Sabe-se que ele queria ganhar mais. Textor pode pagar, apesar das dívidas que tem com o Lyon. Mas o próprio clube francês poderia ser um atrativo em temporadas futuras para o português. Faltou habilidade na mesa de negociação? Parece que sim.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Artur Jorge não levou em conta nem a participação do Botafogo no Mundial de Clubes da Fifa no meio do ano, ao lado de rivais como Flamengo, Fluminense e Palmeiras. É muito difícil que um time do Brasil ganhe o torneio, mas a vitrine poderia ser boa.
Debandada
A saída de Artur Jorge (falta pagar a multa de R$ 12 milhões) pode significar uma debandada dos principais jogadores do clube, como Luiz Henrique e Igor Jesus. Já se sabe que alguns serão negociados.