Foi uma apresentação de erros e desatenções do São Paulo. Isso explica a derrota para o Fortaleza por 1 a 0 em mais uma noite arrebatada de torcedores no Castelão. Poucos ainda entenderam que o Fortaleza mudou de prateleira no futebol brasileiro, de modo a estar mais perto dos grandes e tradicionais clubes da Série A.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

Era jogo para aliviar a condição do vencedor na parte de cima da tabela por causa da proximidade de pontos das duas equipes. O time cearense tem agora 36, igual ao Palmeiras. Era jogo para o São Paulo se superar e começar a ser visto no retrovisor dos primeiros colocados.

São Paulo entra com uma formação reformulada, sem Lucas e Arboleda, e com Luciano e Ferreirinha no banco / SPFC

Mas o São Paulo estava desatento na marcação e na saída de bola, assim como nas tramas do meio e do ataque. O maior erro do time de Zubeldía ocorreu num contra-ataque ainda no primeiro tempo, quando o time perdia por 1 a 0.

Eram cinco são-paulinos contra dois jogadores do Fortaleza correndo de costas e uma enormidade de gramado para fazer a jogada certa. Mas Nestor demorou uma eternidade para tocar para Rato na esquerda. Quando fez o passe, Rato estava impedido. Na conclusão da jogada, após rebote do goleiro, Calleri marcou, mas o assistente dedurou a posição irregular anterior e o gol foi anulado. Desatenção pura de Nestor e erro de Rato ao se permitir ficar impedido.

Foi difícil marcar Breno Lopes. Foi complicado ganhar bolas por cima na sua própria defesa. Foi um horror desarmar os jogadores rivais quando eles atacavam em velocidade. Tudo isso fez parte da apresentação fraca e ruim do São Paulo. Havia campo para jogar, mas o time estava enrolado e sem confiança. Ferreirinha entrou no segundo tempo para oferecer ao menos uma jogada pela esquerda ao time de Zubeldía.

Renato Kayzer marca de pênalti para o Fortaleza contra o São Paulo e pede calma para a torcida / Fortaleza

A derrota só não foi pior por causa de outras duas derrotas na rodada. O Palmeiras vacilou com um “catadão” em casa diante do Vitória e apanhou de 2 a 0. Fazia 20 jogos que o time de Abel Ferreira não perdia no Allianz. O líder Botafogo também perdeu seu compromisso: 3 a 0 frente ao bom Cruzeiro. Esses tropeços mantiveram a pontuação tanto de Botafogo quanto de Palmeiras, de modo a impedir que eles se distanciassem na frente.

Não seria fácil bater o Fortaleza no Castelão, mas o São Paulo, se tivesse jogado um pouco melhor, poderia ter tido melhor sorte. O time teve desfalques importantes, como Lucas e Arboleda, e alguns outros jogadores foram poupados, casos de Luciano e do próprio Ferreirinha.

SIGA ROBSON MORELLI OFICIAL

Um pouquinho antes dos 30 minutos do segundo tempo houve trocação com bolas na trave dos dois lados. Ambos lamentaram os gols não marcados. O Fortaleza fez mais um gol, mas o juiz, chamado pelo VAR, anulou o gol, dando toque de mão na jogada. Para mim, mais um erro da gloriosa arbitragem brasileira.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui