O Palmeiras ainda não sabe como se livrar de Dudu. Há alguns problemas para contornar sem que o clube saia arranhado dessa história. Nem o jogador. O Palmeiras caminha sobre ovos com o atacante para não ser acusado de desvalorizar seus ídolos, uma queixa recorrente no futebol brasileiro.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

O atleta só serve enquanto ele estiver em alta. Essa é a concepção no Brasil. Raros não são desprezados perto da aposentadoria. Dudu não está mais em alta no Palmeiras. Já era para ter saído, como todos sabem. Ele percebeu isso lá atrás, quando “fechou” com o Cruzeiro e mudou de ideia depois de ter sido apresentado nas redes do clube de Minas.

Dudu voltou depois da cirurgia e dos quase dez meses fora, mas não tem mais espaço no Palmeiras / Agência Palmeiras

Dudu foi, digamos, convencido pelos líderes da Mancha a ficar. O jogador ficou e ouviu da presidente Leila Pereira que ele deveria ter ido embora, que seu tempo no Palmeiras tinha chegado ao fim. Dudu é um jogador com prazo de validade vencido no Palmeiras.

Agora, faltando três meses para o fim da temporada, o clube trama por uma rescisão. Para que isso aconteça, Dudu terá de assinar a documentação de saída. Pode não ser mais para o Cruzeiro, mas para um time do Rio. O jogador tem contrato até dezembro de 2025.

Ele gostaria de disputar o Mundial de Clubes da FIFA, em junho. Mas já percebeu que virou um reserva de luxo no Palmeiras. Ele é banco para os minutos finais das partidas. Essa consciência ele já tem. Abel respeita seu camisa 7, mas é funcionário do clube e segue ordens. Ele sabe o que é melhor para o time.

Do seu lado, Dudu ainda tem o carinho e reconhecimento da torcida. Sempre terá, como se comprovou na partida de domingo contra o Criciúma no Allianz Parque. Mas ninguém mais pede sua entrada nos jogos ou questiona sua ausência em campo. O futebol do Dudu está caindo no esquecimento. Ele não.

Se quiser jogar, ele sabe que terá de deixar o Palmeiras no fim desta temporada. O clube se compromete a pagar tudo o que manda a lei numa eventual rescisão. Seu estafe sabe que ele tem bola para jogar em muitos times de ponta da Série A.

Abel gosta do atacante Dudu e tem muito respeito por ele, mas monta um time para 2025 sem o atleta / Agência Palmeiras

Há ainda uma situação que favorece o adeus do atleta do Palmeiras: sua permanência por mais seis meses depois de toda a confusão da transferência para o Cruzeiro. Dudu pode bater no peito e dizer que ficou por causa da torcida, mas que foi vetado na maioria dos jogos, mesmo em alguns deles não tendo condições físicas para atuar.

Isso alivia sua saída com a torcida. A Mancha vai entender. Dudu não interessa mais ao Palmeiras e seu contrato não será renovado em dezembro de 2025. Dudu se meteu numa confusão gigantesca. Ele não levou em contra a parceria de Leila com Alexandre Mattos, do Cruzeiro. Acreditou que poderia reverter a situação. Apostou alto nisso e se deu mal.

SIGA ROBSON MORELLI OFICIAL

Se não mudar, Dudu será “enterrado” quando chegar o fim do seu contrato e poderá encontrar dificuldades para se recolocar no mercado. Ele terá de rever seu salário de R$ 1,8 milhão no Palmeiras e aceitar ofertas mais baixas para continuar na ativa por mais três ou quatro temporadas. Palmeiras e Dudu vão conversar sobre isso em breve.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui