A derrota do Flamengo para o Peñarol está na conta de Tite e de alguns jogadores de quem se esperava mais. O gol do time uruguaio veio cedo, aos 12, e isso facilitou a vida do Peñarol, embora não tenha desistido de atacar. O Flamengo foi um “bagunçadão” na primeira partida das quartas de final da Libertadores, uma competição em que o clube tinha como favorita.
O Flamengo abriu mão do Brasileirão para apostar tudo no torneio sul-americano. A derrota por 1 a 0 obriga o time de Tite a devolver o marcador na semana que vem para levar a decisão para os pênaltis. É possível, mas improvável pelas últimas apresentações. Terá de jogar muito mais.
O Flamengo teve muitos problemas com lesões e ausências de jogadores, mas essa partida contra o Peñarol no Rio tinha de ter sido mais bem preparada e jogada. Falar agora é fácil para todos nós, mas Tite tinha a obrigação de montar uma equipe mais bem organizada, com opções de mudanças, competitiva, com cada jogador sabendo o que fazer em diferentes cenários dos 90 minutos.
O jogo era muito importante e diante de um rival de tradição para ser levado como um jogo qualquer, para apostar apenas na força da sua torcida. Tite foi vaiado. Alguns jogadores não jogaram bem, como Arrascaeta e Gerson. O próprio Alcaraz entrou sem saber para onde correr. O Flamengo teve chances, mas não furou a defesa do Peñarol, que também teve contra-ataques que deixaram o flamenguista de cabelo em pé.
Faltou um centroavante. Carlinhos não é esse cara. Pedro e Gabigol estão machucados. A diretoria não trouxe nenhum outro e não foi por falta de dinheiro. Ou não encontrou ou não quis contratar. Mas ainda penso que Tite tinha de ter organizado melhor o time para essa decisão. Ele foi vaiado como talvez nunca antes desde que assumiu o Flamengo.
Não dá para duvidar do Flamengo nem de sua qualidade técnica, mesmo jogando fora de casa contra esse “osso” que é o Peñarol, que também havia vencido o rival carioca cinco anos atrás pela Libertadores no Maracanã, na última derrota do clube em casa.
O Fla vai precisar melhorar muito. Ter a bola e ter menos ansiedade, se comportar de forma mais organizada, escolher os jogadores certos. Ganhar de um gol de diferença não me parece um absurdo, mas tem de jogar. Deve ter reservas contra o Grêmio no fim de semana.
O Flamengo está agora em desvantagem na Libertadores e pode ser eliminado. E ficou para trás no Brasileirão. Dá para recuperar nas duas competições se jogar mais do que vem jogando. Isso é com Tite e com seus melhores atletas. É hora de cobranças na Gávea.