Depois de vários anos sem a presença dos chamados quatro grandes no mata-mata, enfim temos um Paulistão de verdade. Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras (ufa, que sufoco!!!) garantiram vaga neste domingo no encerramento da fase de grupos e, certamente, dão tempero especial à reta final do campeonato estadual.

Seja um parceiro comercial do The Football

O que esperar dos confrontos decisivos do Paulistão-25? Como a moda agora é palpitar, vamos fazer uma análise das possibilidades dos jogos da próxima etapa, com base apenas no que as equipes apresentaram nas 12 rodadas da primeira fase. Desde 2018, os quatro grandes não avançavam no Estadual. Naquele ano, deu Corinthians.

CORINTHIANS X MIRASSOL

Apesar do péssimo futebol exibido neste domingo diante do Guarani enquanto os reservas estiveram em campo, o Corinthians encerrou a etapa de classificação com a melhor campanha entre todos os participantes. Como prêmio, vai poder decidir todos os jogos das etapas seguintes, se avançar, com jogos em casa, onde é sempre muito forte.

Corinthians tem no goleiro Hugo Souza uma de suas esperanças para chegar à fase semifinal do Paulistão / Corinthians

Num cenário bem diferente do que mostrou no Paulistão do ano passado, quando chegou a brigar contra o rebaixamento, o Timão é favorito para vencer o confronto direto com o Mirassol, que começou dando a impressão de que iria ser uma das surpresas do campeonato, mas caiu muito de produção nas últimas seis rodadas.

O time até já trocou de treinador, mas os resultados não apareceram. O que pode atrapalhar o Corinthians é a disputa simultânea da Pré-Libertadores. Isso pode obrigar o técnico Ramón Díaz a seguir com o rodízio de atletas titulares e reservas, a depender da necessidade mais premente. Em condições normais, com seus melhores jogadores em campo, atuando em Itaquera, o Corinthians deve passar. Dá para arriscar um palpite até otimista: vitória por 2 a 0.

SANTOS X BRAGANTINO

Talvez esse seja o confronto mais equilibrado dessa primeira etapa do mata-mata do Paulistão, a despeito de o time da Vila ter ganhado corpo com a chegada de Neymar e com a contratação de outros bons reforços para a sequência da temporada.

É fato que Neymar fez o Peixe mudar de patamar. Depois de cinco jogos, o craque que herdou a camisa 10 de Pelé já está mais ambientado, e melhor preparado fisicamente, o que é fundamental para que ele possa recuperar seu melhor futebol.

Santos muda por completo com a chegada de Neymar: melhora em qualidade técnica e no ambiente / Santos FC

Além disso, o time jogará em casa por conta da melhor campanha e isso também pesa. O Bragantino, depois de um início muito irregular, por causa do processo de reformulação em curso, voltou a encontrar as bases do seu jogo altamente competitivo e cresceu na hora certa.

O curioso é que o duelo coloca frente a frente as duas equipes praticamente montadas pelo técnico português Pedro Caixinha. Diante do equilíbrio que inclusive marcou a fase de classificação do Grupo B, aposto no empate e em uma decisão por pênaltis. Quem passa? Vamos de Santos, por mero palpite.

SÃO PAULO X NOVORIZONTINO

Eis outro duelo bem equilibrado, de difícil prognóstico. Nem tanto pelo São Paulo, mas muito mais pela performance do time de Novo Horizonte, que faz mais um campeonato muito bom.

O Tricolor alternou bons e maus momentos. Depois de uma vitória convincente no clássico com o Corinthians, o Tricolor entrou em parafuso e teve péssimas atuações contra equipes inferiores tecnicamente, o que levou a um princípio de crise interna e um descontentamento da torcida.

No meio disso tudo, polêmicas como a notícia sobre salários atrasados e até uma hipótese de demissão do técnico Zubeldía, o time do Morumbi joga todas suas fichas pela consolidação do trabalho que vem sendo mantido desde o ano passado.

São Paulo volta a ganhar no Paulistão e vai para as quartas de final com mais confiança diante do Novorizontino / SPFC

A rigor, o São Paulo é superior ao Novorizontino, especialmente se Lucas, Calleri e Oscar estiverem a fim de jogar tudo o que sabem. Botando fé nessa possibilidade, o palpite é vitória tricolor por 2 a 1 no Morumbis.

SÃO BERNARDO X PALMEIRAS

Haja coração! O sonho do tetracampeonato do Palmeiras está de pé. Se o torcedor fixar-se apenas na classificação final do Grupo D, certamente vai imaginar que esse duelo será o mais difícil e imprevisível da próxima fase.

Afinal, os dois times chegaram na última rodada com o mesmo número de pontos ganhos (23) e deixaram para trás, em terceiro lugar, a Ponte Preta, com 22 – pontuação que lhe garantiria a classificação em qualquer outro grupo da fase inicial.

A definição dos dois classificados só se deu na última rodada, em jogos tensos. Ao longo das duas últimas semanas a perspectiva, inclusive, apontava para a eliminação do poderoso Palmeiras, que perambulou fora da zona de classificação por causa da declarada opção do técnico Abel Ferreira de utilizar o Paulistão-25 como um laboratório para a montagem da equipe que vai ser a titular na temporada.

Palmeiras conseguiu sua classificação para as quartas do Paulistão na última rodada, diante do Mirassol / Palmeiras

Mas deixaram o Palmeiras chegar e agora o time entra na fase de mata-mata como um dos favoritos ao título – o que lhe valeria um histórico tetracampeonato. Por todo o trabalho de cinco temporadas liderado por Abel, o Verdão tem um time forte, dentro e fora de casa.

Talvez nem merecesse estar classificado, mas agora que chegou, sai da frente. Azar do São Bernardo, que certamente teria menos dificuldade se o confronto fosse com a Ponte. Palpite? Palmeiras 2 a 0.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui