A novidade do Brasileirão 2025 é a regra dos 8 segundos. Esse é o tempo que os goleiros poderão ficar com a bola nas mãos para a reposição, contados depois que ele estiver dono da situação, ereto e pronto para dar sequência ao jogo. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8… É assim que o juiz fará a contagem.
Seja um parceiro do The Football
Sempre ouvi falar da regra dos 6 segundos. Mesmíssima coisa, mas nunca goleiro nenhum deu bola para ela. Nem goleiro nem a arbitragem. Algumas raras vezes o atacante adversário, aquele que fica mais próximo do goleiro e pressiona sua reposição, reclama com o árbitro, que sempre o ignora.

Estará valendo neste Brasileirão e também será usada no Mundial de Clubes da Fifa. Na verdade, com o tempo, ela passará a vigorar em todos os campeonatos organizados pelas entidades esportivas filiadas à Fifa.
Punição com escanteio ao rival
A regra dos 8 segundos é para coibir a demora de reposição do jogo. Mas como punir um goleiro se ele não cumprir o regulamento? Atualmente, os árbitros, depois de muita cera, aplicam um cartão amarelo ao jogador. Não passa disso. Não passava. Porque agora, com a regra dos 8 segundos, o juiz pode dar o amarelo, mas também pode dar um escanteio para o rival.
Ou seja: o goleiro pode ser punido, com o cartão, e o seu time passará a também sofrer uma falta, com a bola sendo dada ao time adversário em escanteio. Dessa forma, a equipe do goleiro que faz a cera terá uma jogada perigosa contra no jogo.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Todos os clubes do Brasileirão foram orientados sobre a regra dos 8 segundos. Haverá cobranças da comissão de arbitragem aos árbitros de campo. Não é uma questão para o VAR. São os juízes os encarregados de perceber a cera dos goleiros. Geralmente, haverá uma primeira advertência verbal. Como a regra é nova, haverá também mais tolerância para ensinar os arqueiros.
Cartolas vão reclamar
Uma regra no futebol só pega quando ela tem alguma consequência no jogo. Neste caso, na regra dos 8 segundos, ela tem. Imagino que haverá muita reclamação dos cartolas quando seus times sofrerem gols desse tipo de escanteio. Os gerentes de futebol já repassaram a nova determinação aos goleiros do elenco.