Os corintianos torceram para o Cruzeiro na final da Sul-Americana diante do Racing, em Assunção, no sábado. O jogo era único. Não deu certo. Vascaínos e atleticanos fizeram o mesmo porque eles também podiam se beneficiar da vitória. Isso porque a conquista do time de Minas Gerais abriria uma vaga a mais na tabela do Brasileirão com destino à Libertadores de 2025.
É fácil de entender. Originalmente, o Brasileirão leva os quatro primeiros colocados para a Libertadores do ano seguinte. O quinto e o sexto colocados ganham o direito de disputar a pré-Libertadores, aquela fase de mata-mata que credencia mais clubes para a etapa de grupos.

Mas o futebol brasileiro tem outros caminhos para credenciar um time para a Libertadores. Um deles é ganhar a Copa do Brasil. O Flamengo conseguiu a façanha e está garantido na próxima edição da competição sul-americana.
Flamengo já se garantiu
Como o Flamengo também está entre os seis primeiros colocados do Brasileirão e já tem vaga assegurada na Libertadores de 2025, ele abriu espaço para um rival da tabela. Ou seja: o G-6 do Campeonato Brasileiro virou G-7.
Da mesma forma, o campeão da Libertadores 2024 dá ao seu vencedor o direito de defender o título no ano seguinte. Nesta edição, a decisão será entre Botafogo e Atlético-MG. O Botafogo está na parte de cima da tabela, entre os times do G-7. O Galo está mais para baixo.

Portanto, se o Atlético-MG ganhar do Botafogo dia 30, em Buenos Aires, também em jogo único, ele vai para a Libertadores, mas não abre brecha para outro concorrente do Brasileirão por estar em posição intermediária, diferentemente do Botafogo.
Botafogo na Libertadores
Mas se der o time de John Textor (o Botafogo está em segundo lugar no Brasileirão) contra o Galo, ele abre nova vaga no Nacional. Ou seja: o G-7 viraria G-8. Sempre lembrando que quatro times vão direto para a Libertadores e dois brigam na repescagem contra rivais de outros países.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Por fim, voltando ao Cruzeiro, se o time brasileiro tivesse vencido a Sul-Americana e pelo fato de ele ocupar posição da parte de cima da tabela, esse mesmo G-8 viraria G-9. Mas como deu Racing, o máximo que pode acontecer agora é ter um G-8 no Brasileirão.
Palmeiras, Botafogo, Inter, Fortaleza, Flamengo e São Paulo já se garantiram via Brasileirão. Resta ainda uma vaga do G-7, que pode ser do Cruzeiro, do Bahia ou do Corinthians. O Flamengo está credenciado pela Copa do Brasil.