Gabigol terá um ano de provações no Cruzeiro. Enfim, o clube anunciou a contratação do atacante na virada do ano, um minuto depois de seu contrato com o Flamengo terminar. Ele assinou até dezembro de 2028. Portanto, os quatro anos que queria. Não precisava esperar o último dia de 2024, mas foi assim que aconteceu a pedido do jogador. Ele competiu com o show da virada de Anitta em Copacabana.
Depois de detonar a diretoria do clube rubro-negro após a conquista da Copa do Brasil e também girar sua metralhadora em direção ao técnico Tite, a quem acusou de não respeitar o seu trabalho, Gabigol deu neste primeiro dia de janeiro mais uma paulada no Flamengo ao assinar contrato sem que o clube ganhasse um único centavo de real na transação.
Aos 28 anos, ele impôs ao Flamengo uma derrota financeira e de gestão, mesmo a despeito do seu fraco futebol na temporada. Não era para ter saído dessa forma. Faltou manobra da diretoria do clube, que também foi embora após as eleições.
Quatro anos de contrato
Gabigol negociou com Palmeiras, Santos e Cruzeiro. Não deixou de ouvir ninguém. O Palmeiras desistiu por entender estar entrando num leilão. Abel Ferreira queria muito o jogador. O Santos sonhou. E o time de Minas lhe deu tudo o que ele queria.
Mas até os dirigentes mineiros estavam ressabiados com a palavra do atleta. Havia desconfiança de que ele pudesse vestir outra camisa. Gabigol manteve sua palavra, como disse, e vai defender o time mineiro por quatro anos, até completar 32 anos.
Os desafios são muitos. Ele terá de se acostumar com Belo Horizonte, longe das praias, e ganhar uma nova torcida no peito e na raça. Sentirá o peso de uma cidade com dois clubes rivais. Promete ser o atacante que foi nos seus primeiros anos de Flamengo, onde viveu sua melhor fase na carreira, e que não foi em 2024.
Apresentação será sábado
Assume o compromisso de se entregar em campo como nunca e de não se meter em confusões fora dele. Vai ter um dos maiores salários do futebol brasileiro, perto de R$ 2 milhões, com premiações por metas e desempenho. Como é dono do seu contrato, negociou seus direitos federativos nos valores.
Mas é dentro do seu peito que está sua maior motivação, a de vencer novamente e provar que não é um jogador acabado. Ele diz que 2025 será sua melhor temporada.
Gabigol é excelente atacante, mas ele se perdeu na fama do Rio e do Flamengo. Ele precisa voltar às raízes para dar certo. Treinar mais e jogar mais. Tem de encarar esse desafio como se estivesse saindo das bases.
Os desafios de Gabigol
O Cruzeiro abriu uma porta que outros clubes não quiseram abrir, colocando na balança o “pacote” Gabigol e chegando à conclusão de que valia a pena. Gabigol não deixará de navegar na fama que conquistou. Ele vive dela.
Terá ainda de se acertar com os jogadores do novo time, balancear sua marca com a marca de todos eles, como Dudu, Fagner, Matheus Pereira e outros, e ajudar a fazer o elenco funcionar o quanto antes.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Aliás, será um desafio grande trabalhar com o técnico Fernando Diniz e suas ideias táticas sobre futebol. Ele chega num time em formação e ainda longe de estar pronto. Não terá vida fácil. Nem tempo. Ele foi apresentado sábado, dia 4, em festa linda.
Agora, a torcida o quer na primeira partida do ano. E vai cobrar isso dele. Como resultado, Gabigol tem a obrigação de entregar muito mais no Cruzeiro do que entregou nos dois últimos anos no Flamengo. Sua cabeça parece boa. Ele deixa as derrotas do passado para recomeçar em Minas.