O nome de James Rodríguez, por ora, não aparece na intenção de compra de nenhum dos 20 clubes da LaLiga, de acordo com as principais publicações esportivas da Espanha. Mas também pode ser cedo, uma vez que as negociações visando a temporada 2024/25 só estão começando. O nome do meia da Colômbia e do São Paulo teria sido ventilado em duas equipes espanholas: Getafe e Atlético de Madrid. O São Paulo ficou animado, mas informou que não recebeu nenhuma oferta pelo meia, que não é utilizado pelo técnico Luis Zubeldía.
O presidente Julio Casares se manifestou recentemente sobre o jogador colombiano em entrevista para a ESPN nos Estados Unidos, após o Brasil ser eliminado na Copa América.
É um grande jogador, talentoso e tem que desempenhar dentro de clubes. Esperamos que ele possa voltar e dizer: ‘Quero abraçar o desafio de ficar no São Paulo’. Vai depender dele. Jogador que não tem essa convicção não pode ficar em um grande clube de qualquer time do futebol brasileiro.
JULIO CASARES
O São Paulo tem 100% dos direitos federativos e econômicos de James Rodríguez. Isso quer dizer que o clube do Morumbi ficará com o valor total de qualquer proposta financeira. Seu contrato é avaliado inicialmente por 5 milhões de euros, o equivalente a R$ 30 milhões. Havia uma dívida, no entanto, do São Paulo com James, avaliada em R$ 10 milhões no começo da temporada. Ela está sendo paga, de acordo com a direção do clube, em prestações, de modo a não atrapalhar qualquer possível negociação do jogador.
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI
Quando ameaçou deixar o São Paulo, a pendência pesou na decisão de James Rodríguez de recuar e pedir para ser reintegrado. Aos 32 anos, ele sabe que seus agentes tentam os últimos contratos. Nesta quarta, a Colômbia enfrenta o Uruguai pela semifinal da Copa América. Quem passar vai decidir o torneio com a Argentina, de Lionel Messi. James tem sido um dos principais jogadores da competição. Uma classificação da Colômbia deixará James ainda mais valorizado.
O São Paulo se comprometeu a analisar qualquer oferta pelo jogador colombiano. Mas também mantém o discurso de que terá uma conversa com o atleta para saber se ele quer permanecer no Morumbi. O presidente Julio Casares exige mais empenho e dedicação de James nos treinos. Ele pontuou que nenhum dos últimos três treinadores do time se empolgou com suas atuações.
A última chance a James ocorre por dois motivos: o primeiro deles é porque ele tem contrato vigente até o meio do ano que vem; o segundo é porque suas atuações na Copa América são ótimas. Elas despertaram a possibilidade de o meia ajudar o São Paulo na temporada. Zubeldía tem vencido os jogos do time sem James. Isso é um problema para o jogador. Entre ficar com ele e negociá-lo, o São Paulo ficaria com a segunda opção.
Embora seu nome não figure nas listas de reforços dos times da Espanha, James foi reverenciado pelo jornal AS após a vitória da Colômbia sobre o Panamá por 5 a 0.
James volta a reinar… James Rodríguez vestiu seu melhor terno, pegou a varinha mágica e nos fez viajar no tempo até a Copa do Mundo de 2014, quando o colombiano se tornou figura mundial e conquistou a contratação pelo Real Madrid. Mas estamos em 2024 e o canhoto de 32 anos fez uma verdadeira exibição contra o Panamá.
JORNAL AS