O Palmeiras quebrou a casca de mais dois jogadores que começam a dar o que falar no time de Abel Ferreira. Estêvão e Lázaro são os novos “donos do time”. Pelo menos eles foram na vitória por 2 a 1 contra o Botafogo, de Ribeirão Preto, pela Copa do Brasil. Foi apenas o jogo de ida, mas a vantagem já é do time de Abel Ferreira. O Palmeiras joga na volta pelo empate. Foi uma vitória com o segundo gol marcado no último segundo, de Estêvão, em bela jogada. O outro foi de Rony, que marcou dois, mas um deles foi anulado pelas linhas do VAR. Abel meteu a boca no trombone após a decisão da arbitragem e ganhou amarelo.

Estêvão é um garoto de 17 anos. Ele chamou a responsabilidade na disputa em casa desde o primeiro tempo, uma vez que Raphael Veiga permanece de parachoque baixo e cansadão, como já disse o treinador. O gol do garoto teve sabor especial porque o Botafogo-SP havia acabado de empatar e calado o Allianz Parque. Minutos depois, em mais uma boa trama, o Palmeiras marcou o segundo e voltou a estar em vantagem. O Botafogo-SP fez pouco para merecer até mesmo o empate.

Estêvão, de 17 anos apenas, rouba a cena na partida pela Copa do Brasil no Allianz Parque / Agência Palmeiras

Além de Estêvão, Lázaro, outro garoto sendo forjado, mas já com 22 anos, roubou a cena dos medalhões no segundo tempo e fez as principais jogadas de ataque. Abel se derreteu pelo garoto. Obrigou a diretoria a assinar novo contrato com o atleta para não perdê-lo. O gol da vitória só foi possível porque o Palmeiras não parou de atacar e não aceitou a igualdade mesmo faltando um minuto para o jogo acabar. Isso é desse Palmeiras, independentemente da formação. Abel fez esse elenco acreditar que “o jogo só acaba quando o juiz apita”. “Muito bom saber que não desistimos. É um resultado importante para o jogo da volta”, disse Estêvão, que havia lamentado ao “tirar” um gol de Rony sem querer.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

Depois de vender Endrick no berço para o Real Madrid por R$ 408 milhões, a presidente Leila Pereira, se quiser, pode fazer o mesmo com Estêvão e Lázaro e colocar muito mais dinheiro no cofre do clube. Pode, mas ela só faria isso se fosse para trazer algum outro jogador pronto para o time. Nesse momento, Abel também não aprovaria a negociação. De qualquer forma, ambos só seriam entregues aos 18 anos. Nesta quinta-feira, o nome de Gabriel Jesus foi ventilado sem qualquer confirmação do Palmeiras. O que também não quer dizer muita coisa porque o clube anda fazendo negócios na surdina, como foi a contratação de Felipe Anderson da italiana Lazio.

O primeiro tempo do Palmeiras contra o Botafogo-SP foi lento e sem grandes emoções. O segundo foi o oposto disso, com mais intensidade e ritmo forte. O time se acertou no ataque porque o rival precisou sair mais e deu espaço. Estevão, Endrick e Lázaro encontraram o caminho e mostraram o entrosamento que tinham na base. A movimentação foi constante e os toques de bola envolventes, curtos e rápidos. O torcedor palmeirense vibrou e deixou o estádio mais uma vez em festa, principalmente com gol no finalzinho. Tem de festejar a vitória e a vantagem para a segunda partida em Ribeirão Preto.

Lázaro encanta torcedor do Palmeiras no Allianz Parque e arranca suspiros do técnico Abel Ferreira / Agência PalmeirasOcorre que os mais sensatos estão preocupados com o rendimento do time no geral. O Palmeiras está demorando para “acontecer” na temporada depois de ganhar o Paulistão um mês atrás. Na verdade, segundo Abel e seus pares, os jogadores se desgastaram no Estadual e agora estão demorando para recuperar o fôlego. Veiga é o caso mais comentado dessa condição. Ele sofre para jogar. Não voltou para o segundo tempo.

SIGA ROBSON MORELLI NO FACEBOOK

Mas como se diz no clube, Abel tem um plano e está tirando minutos dos atletas mais desgastados. Tem feito isso com alguns jogadores sem abrir mão deles totalmente. É preciso confiar no treinador porque ele já deu mostras de que sabe o que faz e o que precisa fazer. Abel quer ganhar tudo, como quer o torcedor, mas ele sabe que nesta temporada seu time vai jogar para ganhar as partidas que precisa ganhar.

DUDU PRONTO PARA VOLTAR

Apesar dos garotos bons de bola que enchem o treinador e a torcida de esperança e orgulho, o Palmeiras tem suas balas de prata para melhorar o time já neste mês. A principal delas é a volta de Dudu. O atacante está pronto para tomar o seu lugar no time depois de nove meses afastado por lesão. Será um grande dia e o Palmeiras prepara essa volta. Dudu não vai entrar para jogar os 90 minutos. Vai seguir uma minutagem crescente, como foi Ronaldo Fenômeno na Copa do Mundo de 2002. O segundo reforço será Rômulo, que começa a se achar no seu novo clube depois de um bom Estadual pelo Novorizontino. Ele ainda está tímido, mas vai se soltar quando for abraçado pelos companheiros e ganhar confiança. E o terceiro reforço, mais pronto para jogar, é Felipe Anderson, que vem da Itália. O trio vai dar ao Palmeiras uma outra condição no momento das decisões, nas retas finais dos torneios e na hora de encaminhar as conquistas.

1 COMENTÁRIO

  1. […] Estêvão ainda não está pronto para ser o jogador que Abel Ferreira imagina. Ele é franzino demais dentro dos seus 17 anos e passará por um processo para ganhar massa muscular a fim de suportar os trancos de um jogo. Não vai ficar forte como Endrick, da mesma idade dele, 17 anos, mas carece de engrossar as pernas. O Palmeiras trabalha nesse sentido, sem fazer com que o garoto perca sua maior característica, o drible e a mudança de direção com a bola nos pés, além de sua velocidade. […]

Comentários estão fechados.