A Euro 2024 serve para os sul-americanos darem uma espiadinha de como estão as seleções europeias dois anos antes da próxima Copa do Mundo. Para os europeus, é mais um momento de festa e de consagração de bom futebol. É assim porque a competição já está enraizada no calendário da Europa e de seus ótimos jogadores. É como se fosse uma mini Copa do Mundo, desfalcada principalmente dos africanos e dos sul-americanos. A Eurocopa é muito mais representativa do que a Copa América, que começa semana que vem nos Estados Unidos. As seleções europeias são melhores do que as seleções das Américas.
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI
Por enquanto, as favoritas mostraram serviço e competência na primeira rodada, que se completa nesta terça-feira com a partida de Portugal, time liderado por Cristiano Ronaldo, aos 39 anos. A anfitriã Alemanha não deu a menor chance para a Escócia e teve vitória fácil, com um estilo de jogo de passes curtos e boa movimentação na frente. Foi ataque contra defesa. Gostei de ver a Espanha, com seus jogadores novos e rápidos, apesar de ter ficado menos com a bola, uma característica que sempre foi sua. Também começou com o pé direito diante da Croácia. Ganhar de 3 a 0 dos croatas não é tão simples assim. Mas foi esse o placar.
Itália sofre, mas vira
No mesmo grupo da Espanha, a Itália assustou, mas também ganhou sua primeira partida, encaminhando a classificação. Sim, uma vitória na estreia deixa a seleção bem posicionada na chave. Os italianos sofreram o primeiro gol, o mais rápido da história da Euro, com 24 segundos de bola rolando. Foi num erro de lateral na defesa dado nos pés do rival. Mas o time teve forças para virar o marcador ainda no primeiro tempo.
A Itália é a atual campeã da Eurocopa. O time também passa por uma reformulação sob o comando do técnico Luciano Spalletti. Há bons jogadores. Mas os torcedores italianos estão desconfiados do rendimento do time depois de ficar fora de duas Copas do Mundo.
Estou louco para ver a França, de Mbappé. Joga nesta segunda-feira contra a Áustria. Os franceses foram finalistas da Copa do Mundo do Catar contra a Argentina num empate por 3 a 3 sensacional. Tem Mbappé no comando, um dos melhores do mundo. Foi ele que marcou os três gols contra Messi em 2022. Ganhou o Mundial de 2018, na Rússia, e isso não é pouco. Agora, os franceses estão animados em sediar a Olimpíada. Os caras estão na crista da onda. Nesta Euro, Mbappé e Cristiano Ronaldo são dois dos nomes mais comentados das seleções. Há outros, mas eles ainda roubam a cena. Mbappé é capitão da França e tem liderado o time na Alemanha.
Então, as principais seleções da Europa, temidas pelos rivais da América do Sul, mostraram competência, mesmo a Alemanha, que patinou nos últimos anos com fracassos em Copas e eliminações na primeira fase. Quem também se deu bem na estreia do torneio foi a Holanda, a sempre temida Holanda, que ganhou da Polônia de virada.
Vai começar a Copa América
Nesta semana também começa a Copa América nos Estados Unidos. Teremos condições de fazer comparações entre as seleções. Messi talvez seja o principal jogador da competição, ao lado de Vini Jr. A Copa América desce alguns degraus em relação à Euro. O Brasil precisa se arrumar. A Argentina é perigosa e joga sem compromisso depois de ganhar a Copa de 2022. O Uruguai está bem sob o comando de Marcelo Bielsa, muito conhecido e respeitado na Europa. E a Colômbia exibe sua força física de sempre.
SIGA ROBSON MORELLI NO FACEBOOK
Nem Messi nem Cristiano Ronaldo falam abertamente sobre o Mundial de 2026. Tem mais dois anos para isso. Messi tem 37 anos. Ele atua nos Estados Unidos, sede da próxima Copa da Fifa. Não poderia haver garoto-propaganda melhor do que o argentino para a competição e também para o país. Se os sul-americanos estão de olho nos europeus, em breve os europeus também terão a oportunidade de ver em ação algumas das principais seleções do lado de cá do Atlântico. Messi disse que a Copa do Mundo de 2022 foi sua última, mas os argentinos não querem que ele pare. Olha como o mundo dá voltas. Messi sempre foi questionado na seleção e agora o povo chora por sua aposentadoria.
Tenho escrito pouco sobre a Euro 2024, mas não tenho perdido jogos na TV. Queria estar na Alemanha. O espetáculo de abertura das partidas é lindo, organizado e nos prende a atenção. Tomara que a Copa América, com seus jogos mais tarde no horário brasileiro, tenha a mesma pegada com a Conmebol e o país-sede da Euro.
[…] vitória de virada sobre a República Tcheca por 2 a 1 na estreia da seleção portuguesa na Euro 2024. O segundo gol foi nos acréscimos. O atacante lutou até o fim para ajudar Portugal a vencer. Ele […]
[…] modo que o futebol das seleções que estamos acompanhando na Euro 2024 e vamos conferir na Copa América enterra de vez a figura do craque capaz de decidir tudo em campo […]
Comentários estão fechados.