O futebol dá voltas e muda de direção muito rapidamente. É isso o que pode acontecer na relação Flamengo-Gabigol. O fim de linha do jogador na Gávea parecia definitivo pelas próprias declarações do atleta e pela mão firme do clube do Rio de não aumentar o prazo de renovação ofertado ao atacante, de um ano apenas.
Neste domingo, Flamengo e Atlético-MG jogam a primeira partida da final da Copa do Brasil. O jogo será no Maracanã.
Gabigol queria assinar por cinco temporadas, mas se contentava com mais três. Hoje, aceitaria duas. O ajuste no salário permanece o mesmo: 50%. Mesmo assim, Gabigol passou os últimos seis meses detonando o Flamengo e dizendo que não estava sendo reconhecido como merecia no clube.
A demissão de Tite e a chegada de Filipe Luís mudou o cenário na Gávea. Gabigol foi escalado, jogou mais vezes e parece agora repensar sua decisão de ir embora. O torcedor nunca quis sua saída, mesmo descontente com o seu futebol.
Segundo o gerente Marcos Braz, Gabigol não assinou com nenhum outro clube e “ele quer ficar” no Flamengo. O presidente Rodolfo Landim e Braz conversam para saber se o Flamengo deve aumentar o tempo desse contrato ao menos por mais uma temporada, de 12 meses para 24 meses. Há um novo ator nessa renegociação: o técnico Filipe Luís.
Se isso acontecer, com aumento de 50% no seu salário, Gabriel fica. O Flamengo está convencido da permanência do jogador para 2025, com a presença do time no Mundial de Clubes da Fifa. Como todos sabem, Pedro, está machucado e sua volta é estimada para o segundo semestre do ano que vem.
Gabigol recuperou o condicionamento e o ritmo. O jogador nunca deixou de treinar, mas como não jogava, perdeu posicionamento e habilidade no campo. Correu “errado” algumas vezes. Seu futebol não voltou ainda. Ele está longe de voltar a ser o “Rei do Rio”, quando boa parte da cidade carioca erguia o cartaz do “Hoje tem gol do Gabigol”.
Não se trata apenas de uma decisão financeira do Flamengo para a permanência de Gabigol. Dinheiro o Flamengo tem. A questão é se vale usar no atacante de 28 anos. A diretoria conversou com o novo treinador e obteve dele sinal positivo para a renovação.
Filipe Luís teria assumido a tarefa de recuperar o atleta, como vem tentando fazer. Essa visão positiva de Gabigol está ligada ao que ele já fez pelo clube. Ocorre que os últimos dois anos não foram bons. Mas Gabigol é querido pelo flamenguista.
Há uma condição que precisa ser levada em consideração: a eleição no clube. A diretoria do Flamengo está em campanha e sabe que Gabigol pode ajudá-la no pleito no que diz respeito ao carinho que o torcedor tem pelo atacante. Gabigol pode ser usado por Landim para que ele faça o novo presidente do Rubro-negro. O jogador parece não se incomodar com isso.
Desde a chegada de Filipe Luis, Gabigol silenciou sobre o assunto. Como seu contrato termina em dezembro, ele já poderia assinar um pré-acordo com outro time.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Se tivesse um contrato nas mãos, como se especulou com o Palmeiras tempos atrás, Gabigol não se dobraria ao Flamengo. Poucos clubes do futebol brasileiro têm condições de contratar o jogador. Em ralação ao Palmeiras, as partes negam o interesse. Dizem que o assunto já esteve mais quente do que agora e que não há nada encaminhado para janeiro.