O Flamengo salvou sua temporada ao ganhar a Copa do Brasil de 2024. O clube queria mais. Tentou a tríplice coroa, mas ficou pelo caminho na Libertadores e “abandonou” o Brasileirão por muitas rodadas. Enfrentou problemas de contusão e teve de se dobrar às datas-Fifa.
Gabigol não fica
Assim, com a conquista e em entrevista para a Rede Globo no gramado, Gabigol anunciou que não fica no Flamengo para a próxima temporada. O atacante reclamou da diretoria e do seu comportamento. Disse que o gerente de futebol Marcos Braz e o presidente Rodolfo Landim não foram corretos com ele.
Portanto, a Copa do Brasil e a premiação de R$ 73 milhões dada ao campeão não deve ser encarado como pouca coisa. Sou do tipo que gosto de ver meu time campeão de qualquer torneio importante. A Copa do Brasil é uma competição importante. Está atrás de Libertadores e Brasileirão.
O Flamengo teve uma postura defensiva contra o Atlético-MG. Atacou menos do que o normal. Deu a bola para o adversário e soube se defender com sistemas diferentes e com mais gente.
Estou muito contente. É para a minha família e minha equipe. É muito importante para a minha carreira marcar um gol numa final. Merecemos isso. Todos deram muita confiança para mim.
PLATA
Mas teve mais chances de marcar no segundo tempo do que o Atlético após o 0 a 0 da etapa inicial. Fez um gol com Plata, um golaço, e criou ao menos outras quatro oportunidades claras de marcar, inclusive em uma falta de David Luiz.
Primeiro título de Filipe Luís
O melhor jogador do Galo foi o goleiro Everson. Não fosse ele, o Flamengo teria feito muito mais gols. Ganhou por 1 a 0, com gol de Plata, e festejou o penta da Copa do Brasil na casa do rival. Venceu no Rio por 3 a 1 e também ganhou em Minas.
Ou seja, o Flamengo fez barba e cabelo na final da Copa do Brasil. Praticamente, encerra o ano desta forma, levantando taça e garantindo vaga na próxima Libertadores da América.
O técnico Filipe Luís ganhou seu primeiro título após nove partidas. Ele divide a conquista com Tite, apesar de ter saído muito cobrado do clube.
Arena MRV deve ser interditada
O ponto negativo da final da Copa do Brasil fica por conta da segurança dentro da arena MRV. O estádio deve ser interditado para jogos em 2025 em competições da CBF.
A entidade deve tomar essa medida. Não sei se tomará. Muitas coisas foram arremessadas para dentro do gramado e contra jogadores e comissão técnica do Flamengo.
Primeiramente, isso não deveria acontecer. O clube mandante deve ser responsabilizado. Os órgãos competentes não podem deixar que essa situação caia no esquecimento.
Segundo que não havia policiamento nem segurança particular para impedir que objetos fossem atirados nos rivais e dentro de campo. Também houve confusão depois do jogo, antes da cerimônia de premiação.
Os organizadores tiveram de esperar que a torcida do Atlético-MG fosse embora do estádio para começar a premiação. Uma vergonha.
Agora, o Flamengo é o segundo maior vencedor da Copa do Brasil, agora com cinco conquistas ao lado do Grêmio. O Cruzeiro lidera essa corrida com seis taças. A primeira conquista do Flamengo ocorreu em 1990, contra o Goiás em duas partidas.
Primeira conquista foi em 1990
Aquela foi a segunda edição do torneio organizado pela CBF, de modo que a competição não tinha o peso que tem atualmente nem pagava premiações milionárias ao campeão, como os R$ 73 milhões da edição de 2024.
O Flamengo de 1990 era comandado por Jair Pereira e tinha em seu elenco jogadores renomados, mas também muitos garotos vindos da base, como Júnior Baiano, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes. Havia ainda Zinho e Renato Gaúcho. Aliás, Renato usava a camisa 7. O Rubro-negro ganhou o jogo da ida por 1 a 0 e empatou na volta sem gols.
Mas demorou para o Flamengo festejar o bi da Copa do Brasil. A conquista só veio em 2006, quando superou um rival do Rio, o Vasco. As partidas foram jogadas no Maracanã e o Fla não deu a menor chance ao adversário: 2 a 0 e 1 a 0. Ney Franco era o treinador do time, que tinha Renato Abreu, Renato Augusto, Luizão e Obina.
A terceira conquista do Flamengo se deu um ano antes da Copa do Mundo no Brasil. Em 2013, sob o comando de Jaime de Almeida, o Fla fez partidas duras contra o Athletico-PR na decisão.
Em Curitiba houve empate por 0 a 0. Mas na volta, com gols de Elias e Hernane, o Flamengo venceu por 2 a 0 e se sagrou campeão diante de 69 mil torcedores.
Uma década depois, em 2022, já em sua história recente, o Flamengo festejou sua quarta conquista diante do Corinthians. Era a oitava final da competição que o time carioca fazia. O duelo reuniu as duas maiores torcidas do futebol brasileiro.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Contudo, foram dois empates dramáticos: 0 a 0 na Neo Química Arena e 1 a 1 no Maracanã. O Fla se deu melhor nas cobranças de pênaltis.
O treinador do Rubro-negro era Dorival Júnior, atualmente técnico da seleção brasileira.
Dois anos depois, com um novo time e muitos treinadores “testados” no clube, o Flamengo se junta ao Grêmio, com cinco conquistas da Copa do Brasil. Agora, vai atrás de igualar o recorde do Cruzeiro.