Publicidade

O Flamengo salvou sua temporada ao ganhar a Copa do Brasil de 2024. O clube queria mais. Tentou a tríplice coroa, mas ficou pelo caminho na Libertadores e “abandonou” o Brasileirão por muitas rodadas. Enfrentou problemas de contusão e teve de se dobrar às datas-Fifa.

Gabigol não fica

Assim, com a conquista e em entrevista para a Rede Globo no gramado, Gabigol anunciou que não fica no Flamengo para a próxima temporada. O atacante reclamou da diretoria e do seu comportamento. Disse que o gerente de futebol Marcos Braz e o presidente Rodolfo Landim não foram corretos com ele.

Conheça The Football

Portanto, a Copa do Brasil e a premiação de R$ 73 milhões dada ao campeão não deve ser encarado como pouca coisa. Sou do tipo que gosto de ver meu time campeão de qualquer torneio importante. A Copa do Brasil é uma competição importante. Está atrás de Libertadores e Brasileirão.

Flamengo ganha as duas partidas contra o Atlético-MG e festeja a conquista da Copa do Brasil de 2024 / Flamengo

O Flamengo teve uma postura defensiva contra o Atlético-MG. Atacou menos do que o normal. Deu a bola para o adversário e soube se defender com sistemas diferentes e com mais gente.

Estou muito contente. É para a minha família e minha equipe. É muito importante para a minha carreira marcar um gol numa final. Merecemos isso. Todos deram muita confiança para mim.
PLATA

Mas teve mais chances de marcar no segundo tempo do que o Atlético após o 0 a 0 da etapa inicial. Fez um gol com Plata, um golaço, e criou ao menos outras quatro oportunidades claras de marcar, inclusive em uma falta de David Luiz.

Primeiro título de Filipe Luís

O melhor jogador do Galo foi o goleiro Everson. Não fosse ele, o Flamengo teria feito muito mais gols. Ganhou por 1 a 0, com gol de Plata, e festejou o penta da Copa do Brasil na casa do rival. Venceu no Rio por 3 a 1 e também ganhou em Minas.

Ou seja, o Flamengo fez barba e cabelo na final da Copa do Brasil. Praticamente, encerra o ano desta forma, levantando taça e garantindo vaga na próxima Libertadores da América.

O técnico Filipe Luís ganhou seu primeiro título após nove partidas. Ele divide a conquista com Tite, apesar de ter saído muito cobrado do clube.

Arena MRV deve ser interditada

O ponto negativo da final da Copa do Brasil fica por conta da segurança dentro da arena MRV. O estádio deve ser interditado para jogos em 2025 em competições da CBF.

A entidade deve tomar essa medida. Não sei se tomará. Muitas coisas foram arremessadas para dentro do gramado e contra jogadores e comissão técnica do Flamengo.

Primeiramente, isso não deveria acontecer. O clube mandante deve ser responsabilizado. Os órgãos competentes não podem deixar que essa situação caia no esquecimento.

Plata marca único gol do Flamengo na vitória por 1 a 0 do time na final da Copa do Brasil contra o Galo / Flamengo

Segundo que não havia policiamento nem segurança particular para impedir que objetos fossem atirados nos rivais e dentro de campo. Também houve confusão depois do jogo, antes da cerimônia de premiação.

Os organizadores tiveram de esperar que a torcida do Atlético-MG fosse embora do estádio para começar a premiação. Uma vergonha.

Agora, o Flamengo é o segundo maior vencedor da Copa do Brasil, agora com cinco conquistas ao lado do Grêmio. O Cruzeiro lidera essa corrida com seis taças. A primeira conquista do Flamengo ocorreu em 1990, contra o Goiás em duas partidas.

Primeira conquista foi em 1990

Aquela foi a segunda edição do torneio organizado pela CBF, de modo que a competição não tinha o peso que tem atualmente nem pagava premiações milionárias ao campeão, como os R$ 73 milhões da edição de 2024.

O Flamengo de 1990 era comandado por Jair Pereira e tinha em seu elenco jogadores renomados, mas também muitos garotos vindos da base, como Júnior Baiano, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes. Havia ainda Zinho e Renato Gaúcho. Aliás, Renato usava a camisa 7. O Rubro-negro ganhou o jogo da ida por 1 a 0 e empatou na volta sem gols.

Mas demorou para o Flamengo festejar o bi da Copa do Brasil. A conquista só veio em 2006, quando superou um rival do Rio, o Vasco. As partidas foram jogadas no Maracanã e o Fla não deu a menor chance ao adversário: 2 a 0 e 1 a 0. Ney Franco era o treinador do time, que tinha Renato Abreu, Renato Augusto, Luizão e Obina.

A terceira conquista do Flamengo se deu um ano antes da Copa do Mundo no Brasil. Em 2013, sob o comando de Jaime de Almeida, o Fla fez partidas duras contra o Athletico-PR na decisão.

Em Curitiba houve empate por 0 a 0. Mas na volta, com gols de Elias e Hernane, o Flamengo venceu por 2 a 0 e se sagrou campeão diante de 69 mil torcedores.

Uma década depois, em 2022, já em sua história recente, o Flamengo festejou sua quarta conquista diante do Corinthians. Era a oitava final da competição que o time carioca fazia. O duelo reuniu as duas maiores torcidas do futebol brasileiro.

SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Contudo, foram dois empates dramáticos: 0 a 0 na Neo Química Arena e 1 a 1 no Maracanã. O Fla se deu melhor nas cobranças de pênaltis.

O treinador do Rubro-negro era Dorival Júnior, atualmente técnico da seleção brasileira.

Dois anos depois, com um novo time e muitos treinadores “testados” no clube, o Flamengo se junta ao Grêmio, com cinco conquistas da Copa do Brasil. Agora, vai atrás de igualar o recorde do Cruzeiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui