Filipe Luís conseguiu em dois treinos o que Tite não fez em um ano: fazer o Flamengo ganhar e jogar bem. Foi assim na estreia do treinador na semifinal da Copa do Brasil diante do Corinthians, mesmo a despeito da fragilidade de um rival desfigurado porque foca suas atenções para o Brasileirão.
Teve gol de Gabigol, que fez sua quinta partida como titular no ano, mas não valeu porque ele estava impedido. O volume de jogo do Flamengo foi grande, com intensidade e chances desperdiçadas. As estatísticas sempre foram favoráveis ao mandante.
O placar de 1 a 0 foi aquém do que o time de Filipe Luís produziu, o que dá ao garoto treinador seu primeiro problema: a finalização. Se desta vez o time abusou do direito de criar e chutar a gol, faltou o principal: mandar a bola para dentro das redes.
É preciso ressaltar a boa partida do goleiro Hugo Souza, que é do Flamengo e só esteve em campo porque o Corinthians desembolsou multa de R$ 500 mil para isso. Hugo fez a torcida esquecer os 12 anos de Cássio muito rapidamente. Ele segurou o Fla.
As explicações táticas do jogo poderiam ser resumidas em duas: o Flamengo atacou e o Corinthians se defendeu. Foram poucas as oportunidades do time de Ramón Díaz. A melhor delas talvez tenha sido o contra-ataque e o arremate de Héctor. Aos 37, Romero teve outra chance, cortada pela defesa na linha do gol. A torcida se animou. Matheus ainda acertou a trave.
O jogo sempre esteve controlado pelo Flamengo, mas no fim, ele sofreu. O mandante deu espaço e chamou o rival para o seu campo. Os minutos finais foram mais tensos para os donos da casa. A marcação do Corinthians foi brava, assim como sua disposição tática. O time sabia o que fazer e quando fazer.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Apesar do bom começo do Flamengo com seu novo treinador, de futebol vistoso e vitória, o placar não define a classificação para a final da Copa do Brasil. O Corinthians, depois de toda a confusão da mudança arbitrária de data pela CBF, tem chance de devolver o resultado e levar a disputa ao menos para os pênaltis. Está tudo aberto.
Na outra partida da Copa do Brasil, o Atlético-MG saiu na frente diante do Vasco, em Belo Horizonte: 2 a 1. Ou seja: as duas semifinais serão tensas na volta após as vitórias dos mandantes por diferença mínima. Nada parece decidido. Flamengo e Atlético-MG têm a vantagem do empate depois da data-Fifa.