A CBF, muito criticada pela mudança de datas dos jogos da Copa do Brasil envolvendo Corinthians e Flamengo, poderia ter ajeitado, sim, uma mudança no calendário da próxima rodada do Brasileirão. Refiro-me ao dia e horário do jogo do Fortaleza, que visita o Grêmio em Porto Alegre na sexta-feira. O time do Nordeste também está na briga pelo título, mas joga um dia antes do que os rivais Botafogo e Palmeiras. Deveria entrar em campo também no sábado.
Se ganhar, o Fortaleza assume a liderança do Brasileirão, com 58 pontos, deixando para trás seus dois concorrentes, mesmo que provisoriamente. Coloca pressão nos adversários. O Fortaleza poderá perder o posto depois das partidas do Botafogo contra o Athletico-PR e do Palmeiras diante do Bragantino. Em comum nesta rodada, os três clubes que encabeçam a tabela atuarão fora de casa. A torcida do “Laion” está animada.
Há uma disputa mais badalada entre Botafogo e Palmeiras, principalmente pela rivalidade que se formou entre as duas diretorias, equipes e torcidas desde a temporada passada. O Palmeiras tomou do Botafogo o título do Brasileirão de 2023 nas últimas rodadas. As torcidas passaram a se olhar torto. E as diretorias, como todos sabem, entre John Textor e Leila Pereira, não se bicam.
O clássico entre São Paulo e Corinthians, da forma que foi, com duas expulsões, tirou um pouco do brilho da vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG na última rodada, mais ainda da sua aproximação ao líder Botafogo.
Abel Ferreira tenta controlar a sua ansiedade e também a dos jogadores a cada rodada, de modo a repetir que não vai entrar na pilha da conquista do tricampeonato. Ele quer deixar o torneio seguir seu curso, jogo a jogo. Faltam dez partidas para o fim da competição.
O que todos sabem é que Abel não é bobo e espera dar o bote e assumir a ponta o mais rapidamente possível, para não ter que decidir com o Botafogo na rodada 36, quando se enfrentar. Abel sonha chegar a essa rodada com uma gordurinha de mais de três pontos na liderança.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
A conta é a mesma: ganhar suas partidas, como a próxima diante do Bragantino, e torcer para tropeços do rival do Rio. Nem Palmeiras nem Botafogo colocam o Fortaleza no lugar que o time merece nessa briga pelo título. Por enquanto, eles se entreolham para saber quem vai levar a taça para casa. Tenho certeza de que isso vai mudar depois da partida de sexta-feira, caso o clube nordestino assuma a ponta do Brasileirão.
Classificação
Botafogo – 57 pontos em 28 jogos
Palmeiras – 56 pontos em 28 jogos
Fortaleza – 55 pontos em 28 jogos
Rodada 29 do Brasileirão
Sexta – 21h30 – Grêmio x Fortaleza
Sábado – 16h30 – Bragantino – Palmeiras
Sábado – 16h30 – Athletico-PR x Botafogo