Passou meio batido o encontro que a Rede Globo fez em suas dependências em São Paulo com todos os presidentes e representantes dos 40 clubes da Série A e B do futebol brasileiro na semana passada. A festa ganhou a conotação de que a emissora apenas festejava os contratos assinados com os clubes até 2029 para mostrar as partidas das competições nacionais em seus canais abertos e fechados e também no streaming.

Siga The Football nas redes

Portanto, a Globo conseguiu manter um dos seus braços financeiros do futebol, que é o Premiere. E todos os torcedores ficaram sabendo que o seu time vai estar no canal pago da emissora.

Rede Globo fecha pacote para mostrar Brasileirão em todos os seus canais até 2029 / Divulgação

Nessa onda de não saber direito onde o jogo do seu time vai ser exibido, a notícia traz um alento e certo alívio para quem pode pagar pelo serviço. As mudanças de canal têm confundido o torcedor. É preciso tempo para se acostumar. Portanto, é necessário ter contratos longos das emissoras com o futebol. O torcedor agradece.

Vejo com alegria os clubes unidos com a Globo, que é uma parceira histórica do futebol brasileiro. A gente está aqui celebrando, em harmonia com os clubes. É algo positivo para o bem do futebol.
Marcelo Paz, presidente do Fortaleza AO GE

Mas no bojo desta festa e conquistas importantes na Globo, há situações que podem impulsionar o futebol do Brasil, como a unificação das ligas Libra e Liga Forte União. Elas compõem dois grupos de clubes para negociar com as emissoras e canais de transmissão. Ou seja, dividiu-se o futebol ao invés de unificá-lo.

Costurando uma união das ligas

Nessa primeira experiência com o modelo de Liga, o que se viu por parte dos clubes foi cada presidente olhando para o seu próprio umbigo, brigando unicamente por uma fatia maior do dinheiro. É natural quando todos, ou quase todos, estão passando o pires.

Botafogo festeja o Brasileirão 2024 depois de ganhar também a Libertadiores na mesma temporada / Botafogo

A Globo, com seu jeito e peso no cenário esportivo brasileiro, sobretudo no futebol, vai costurando uma certa unidade entre os clubes. Tê-los ali para um cafezinho foi uma sacada e tanto. A emissora se mostra capaz de fazer das ligas um único canal de negociação dos direitos de transmissão, que é o que lhe interessa nesse momento, mesmo que tenha de sentar-se à mesa com outras emissoras e canais de streaming.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Uma vez formada uma liga única e forte, agora ou lá na frente, mas inevitavelmente porque esse é o caminho, o futebol vai se beneficiar de ajustes pedidos há décadas por todos, do torcedor à mídia, passando pelos clubes e profissionais envolvidos, como melhorias no calendário, nos campos e estádios, na arbitragem e por aí vai.

Um jogo é da Record

De modo que o encontro dos clubes para celebrar a parceria com a Globo em São Paulo tem muito mais para comemorar do que apenas a transmissão dos jogos em si. A propósito, a emissora vai mostrar nove partidas de cada rodada do Brasileirão, sendo oito jogos exclusivos. Uma partida pertence à Record.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui