A delegação do Palmeiras enviada à cidade de Luque, no Paraguai, para o sorteio dos grupos da Libertadores nesta segunda-feira, espera que a Conmebol apresente algum programa ou ação para coibir e combater atos racistas durante a competição sul-americana.

Em sinal de protesto contra os atos racistas com o atacante Luighi, de 18 anos, no torneio sub-20 e após uma punição considerada branda pela Conmebol ao Cerro Porteño, a presidente Leila Pereira decidiu não viajar ao país vizinho para prestigiar o evento.

Seja um parceiro do The Football

O Palmeiras estará representado pelo vice-presidente Paulo Buosi. O Palmeiras é um dos candidatos ao título da Libertadores e um dos quatro clubes brasileiros que estarão no Mundial da Fifa na metade do ano.

Luighi chora em entrevista após ser ofendido por racismo em jogo do Palmeiras organziado pela Conmebol/ Reprodução

A presidente Leila espera também ter oportunidade de se encontrar com o presidente Gianni Infantino para tratar de assuntos relacionados ao futebol brasileiro. Ela vai exigir punições mais pesadas para atos racistas na América do Sul e espera ser ouvida também sobre a implantação de um fair play financeiro no continente.

Foram os torcedores do Cerro Porteño que cometeram atos racistas contra o garoto do Palmeiras. Leila pediu uma punição pesada para o clube paraguaio ao presidente da Conmebol, Alejandro Rodriguez. Mas isso não aconteceu.

O time paraguaio foi punido com multa de US$ 50 mil e teve os jogos do time fechados para os torcedores. O Palmeiras perdeu a final da Libertadores Sub-20 neste domingo para o Flamengo, que no mesmo dia também ganhou o Cariocão com o time principal de Filipe Luís.

SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Leila também sugeriu na semana passada que os clubes brasileiros abandonassem a Conmebol e se filiassem à Concacaf, que organiza o futebol da Fifa na América do Norte e Central. Ela entende que a entidade sul-americana deveria tratar os clubes brasileiros com mais respeito, afinal, eles têm vencido a Libertadores em anos seguidos, com Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo.

Palmeiras espera que a Conmebol tome providências pesadas nas competições que organiza contra o racismo / Palmeiras

Sorteio da Libertadores

Pote 1
Botafogo, Palmeiras, Flamengo e São Paulo, River Plate, Penãrol, Nacional e Racing.

Pote 2
Olimpia, LDU, Internacional, Libertad, Independiente del Valle, Colo-Colo, Estudiantes e Bolívar

Pote 3
Atlético Nacional, Vélez Sarsfield,  Fortaleza, Sporting Cristal, Universitario, Talleres, Deportivo Táchira e Universidad de Chile

Pote 4
Carabobo, Atlético Bucaramanga, Central Córdoba, San Antonio Bulo Bulo, Alianza Lima, Cerro Porteño, Barcelona e Bahia

Vale lembrar que na fase de grupos da Libertadores, os clubes do mesmo país não podem se enfrentar. A decepção no Brasil ficou por conta da eliminação do Corinthians diante do Barcelona de Guayaquil. O Bahia, de Rogério Ceni, se garantiu depois de 36 anos ausente. O time baiano não pode cair no grupo dos rivais brasileiros.

CALENDÁRIO DA LIBERTADORES

Fase de grupos: de 2 abril a 28 de maio
Sorteio do mata-mata: 4 de junho
Oitavas de final: 13 e 20 de agosto
Quartas de final: 17 e 24 de setembro
Semifinal: 22 e 29 de outubro
Final: 29 de novembro

Sorteio da Sul-Americana

Pote 1
Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Independiente-ARG, Cruzeiro, Lanús-ARG, Defensa y Justicia-ARG e América de Cali-COL

Pote 2
Guaraní-PAR, Palestino-CHI, Caracas-VEN, Vasco, Huracán-ARG, Universidad Católica-EQU, Unión Española-CHI e Godoy Cruz-ARG

Pote 3
Once Caldas-COL, Racing-URU, Unión-ARG, Nacional Potosí-BOL, Cienciano-PER, Sportivo Luqueño-PAR, Academia Puerto Cabello-VEN e Cerro Largo-URU

Pote 4
Mushuc Runa-EQU, Atlético Grau-PER, Vitória, GV San José-BOL, Deportes Iquique-CHI, Melgar-PER, Corinthians e Boston River-URU

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui