O mercado da bola na Europa viveu dias de ebulição com as recentes transferências de Messi e Cristiano Ronaldo, dois dos mais badalados jogadores do mundo. Não por acaso, ambos somam juntos 11 ‘bolas de ouro’ e vêm disputando palmo a palmo a preferência do torcedor de todas as partes do planeta. Eles são muito parecidos em muitas coisas, mas também são completamente diferentes no modo de jogar.

O atacante português é dois anos mais velho (tem 36), nem por isso é menos vigoroso. CR7 é uma máquina programada para atacar e fazer gols. É humano também, e isso é perceptível quando está principalmente na seleção portuguesa; Cristiano Ronaldo não gosta de perder, ninguém gosta, mas ele leva muito a sério isso e faz de tudo para ajudar em campo seus times. Seus olhos brilham com a camisa da seleção. Estava na Juventus e agora vai vestir a camisa do Manchester United, clube que o lançou para o futebol mundial. Estará em casa.

Messi é um outro tipo de jogador, e de pessoa também. Viveu sua carreira inteira sendo cobrado na Argentina. A nova fase, depois de ganhar a Copa América no Brasil, lhe dará mais tranquilidade. Ele nunca havia vencido um torneio com a camisa da seleção. Ele próprio se cobrava em relação a isso. Descontente com seu rendimento, abandonou o time nacional algumas vezes e sempre foi convencido a voltar. Também voltava porque nunca deixou de acreditar no seu talento e na vontade de ganhar. Isso muda após a Copa América.

Também está em nova fase da carreira aos 34. Sabe da responsabilidade de jogar bem ou fazer tudo o que sempre fez no Barcelona agora no Paris Saint-Germain. Paris se abre para Messi.

Tanto Cristiano Ronaldo quanto Messi ainda são dois dos melhores jogadores do mundo. Reinaram absolutos, mas agora eles têm concorrência, como Neymar, Mbappé, De Bruyne e alguns outros mais que querem herdar o trono que em breve será deixado por eles. Mas não enquanto tiverem fôlego e amor pelo futebol jogado dentro de campo.

As comparações também sempre envolveram esses dois craques e digo aqui que não há resposta correta ou incorreta para qualquer pergunta dessa natureza. Quem é melhor? Qualquer resposta dada não pode ser contestada. Digo Messi e estarei certo. Digo Cristiano Ronaldo e também estarei certo. Tanto é assim que a Fifa, com votos de uma nata esportiva da Europa, deu cinco troféus de melhor do mundo a CR7 e seis para Messi, tamanho equilíbrio entre ambos, sobretudo em clubes.

Não saberia responder quem é o melhor atualmente. Messi fez uma temporada apenas regular antes de deixar o Barcelona e Cristiano Ronaldo foi ‘correto’ na Juventus, mas sem assombrar seus adversários na Itália. Nenhum dos dois foi campeão em ligas nacionais.

Independentemente disso, ambos prometem se entregar como sempre fizeram aos seus novos times. Serão, quem sabe, rivais na Liga dos Campeões da Europa. Poderão se encontrar em campo nesta temporada e ainda na Copa do Mundo do Catar, momento máximo na vida de um jogador, para prazer dos amantes do futebol.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui