Pelas regras do futebol nos Estados Unidos, a MLS, onde Messi e Suárez estão e para onde Neymar quer depois do término do seu contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, apenas três jogadores por time podem ter salário acima do teto de US$ 680 mil por ano. No Inter Miami, há dois: Messi e Suárez. É possível que Neymar seja esse terceiro.
Faltam menos de seis meses para o fim do seu vínculo e o clube saudita está em silêncio sobre uma renovação com o brasileiro, que jogou duas partidas nos últimos doze meses. Neymar é o pior negócio no futebol do país. Seu custo-benefício deixa a desejar a turma que inventou a arte da “negociação”.
Seja um parceiro de The Football
Jogar nos Estados Unidos ao lado de Messi e Suárez é voltar ao passado e reeditar um trio que fez sucesso no Barcelona, mas que separadamente e depois juntos (Messi e Neymar) no PSG não deu certo. Tanto não deu certo que nenhum dos dois permaneceu em Paris. Foram chutados do clube francês. Messi deu a volta por cima no Inter Miami porque ele conduziu a Argentina à conquista da Copa do Mundo de 2022.
Não está fácil. Ele vem de uma lesão que o tirou da competição. Quando estava quase pronto, voltou a se lesionar. É um jogador que não deixa dúvidas a ninguém, top. Mas a verdade é que fisicamente ele não tem conseguido acompanhar a equipe.
JORGE JESUS, técnico do Al-Hilal
Suárez teve uma boa passagem pelo Grêmio e Neymar passou a temporada em fisioterapia após uma contusão e cirurgia de grau importante. Neymar não tem culpa de ter se machucado. Mas nem Jorge Jesus, um português com apreço pelo Brasil e pelos atletas brasileiros por causa do Flamengo, parece interessado em Neymar. O jogador não será inscrito no torneio nacional do país.
Falta um ponto final?
Ninguém sabe qual é a de Neymar. Era para ele ter voltado na temporada passada. Mas não foi. Neymar é gigante. Ou era. Mas tem potencial para ser novamente um craque aos 33 anos? Sua história parece estar à espera de um ponto final.
Neymar ainda está sob o comando dos negócios do pai, que tem parte de sua empresa e de todos os seus contratos. São muitos. Neymar não vai romper com seu pai e vai sempre ouvi-lo. O fato de a seleção brasileira, de acordo com o técnico Dorival Júnior, esperar por ele para a Copa do Mundo de 2026, o deixa em situação confortável.
Neymar quer jogar mais uma Copa
Em entrevista recente para a CNN internacional, Neymar disse que vai jogar sua última Copa no ano que vem. Disse isso sem nenhuma dúvida de que será convocado e estará na lista final da CBF. Se a disputa fosse hoje, ele seria um torcedor. Como um jogador que fez duas partidas no último ano pode ter tanta certeza de que estará na seleção?
Na Arábia Saudita, Neymar foi um fiasco. Se ele for para os Estados Unidos, com muito mais opções de diversão e vida social (Messi foi para lá para ter paz e curtir o restinho de carreira), é bem provável que ele divida a atenção no futebol com outras tantas atividades.
De modo que não há nada no comportamento do jogador até agora que faça o torcedor acreditar em sua recuperação e em uma volta em grande estilo. Já diria que é pouco provável que ele esteja na convocação de Dorival para os dois primeiros jogos das Eliminatórias, em março, contra Colômbia e Inglaterra.