Neymar se prepara para voltar a jogar. O atacante retomou alguns trabalhos no campo, onde não pisa desde 17 de outubro de 2023, quando se machucou defendendo a seleção brasileira na derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e teve problemas no menisco. Passou por cirurgia em Belo Horizonte, com o médico Rodrigo Lasmar, da CBF. Nesta quarta, 31 de julho, ele teria dito em suas redes sociais que “pensou em desistir”.
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI
Desde então, ele nunca mais atuou. O Al-Hilal, seu time na Arábia Saudita, entendeu a contusão, honrou com seus compromissos financeiros desde então e tirou o nome do brasileiro da lista de jogadores inscritos nas competições, a pedido do técnico Jorge Jesus, para abrir vaga a outro atleta estrangeiro. A sorte de Neymar é ter Jesus no comando do time. Ele passou pelo Flamengo, conhece o povo brasileiros e o jeito dos seus jogadores.
Depois que sofri essa lesão, tem dias que é difícil, tem dias que quero desistir. É difícil passar por tudo isso. Mas aqui tem um guerreiro que não vai parar até eu conseguir o que quero! Deus é a minha força e a minha fortaleza. Seguiremos lutando todos os dias.
NEYMAR
Passados nove meses de fisioterapia e longe de uma bola, no maior tempo parado desde que se profissionalizou no Santos, Neymar está na reta final de sua recuperação clínica e física. Nas redes sociais, o jogador posta com alguma frequência seu trabalho na academia do Al-Hilal. Quase todas as fotos expressam dor. Seu contrato termina nesta temporada. Acaba em junho de 2025. Ele tem treinado no campo.
O clube saudita pagou R$ 540 milhões pelo seu contrato junto ao PSG. Sua contratação faz parte de um projeto maior do governo da Arábia Saudita para colocar o país no rumo dos grandes eventos esportivos. Os sauditas vão receber a Copa do Mundo da Fifa em 2034.
Nesse tempo, depois e até mesmo antes de largar as muletas, perambulou pelo mundo, como gosta de fazer e não abre mão. Esteve em eventos fechados, privados e em maternidades. Aumentou a prole para agora três filhos. Mantém-se solteirão. Joga pôquer e cumpre seus compromissos comerciais. Esteve no Brasil algumas vezes. Foi ver o Santos jogar e ouviu da torcida na Vila Belmiro para voltar para casa. Deixou a porta aberta.
Seu nome também voltou a ser pedido por parte dos torcedores brasileiros depois do fracasso da seleção na Copa América. Dorival, antes mesmo da competição nos Estados Unidos, também deixou as portas abertas para Neymar retomar a camisa 10 do Brasil, atualmente usada por Rodrygo, do Real Madrid. Ele vai voltar, se nada acontecer em sua carreira, nas Eliminatórias de setembro, dia 5, contra o Equador. Esse jogo será no Brasil. Neymar será convocado para a próxima Copa do Mundo, em 2026, a sua quarta na carreira.
Por ora, o que os seguidores de Neymar esperam é vê-lo novamente em campo no Al-Hilal. Sua retomada começa por aí. Neymar não é mais comentado no futebol europeu, mesmo aos 32 anos. Ele continua sendo um atleta caro até mesmo para o futebol europeu. Não se sabe se ele ainda tem sonhos nas ligas mais fortes do continente, como Espanha e Inglaterra. Nada pode ser descartado. Nem mesmo o futebol dos Estados Unidos, onde está o amigo argentino Messi.
Atualizado em 31 de julho.