A primeira informação necessária é que o seu time vai enfrentar um calendário pesado e de muitas viagens para cima e para baixo para cumprir todos os compromissos da temporada. No Brasil e na América do Sul. A Libertadores e a Copa Sul-Americana são apenas duas dessas competições, sendo que a segunda delas, por vezes, nem é eleita a principal pelos clubes brasileiros.
Seja um parceiro do The Football
Você precisa saber que o seu time vai jogar o Brasileirão de 38 rodadas, que só acaba no dia 22 de dezembro, e a Copa do Brasil, que paga premiações altas por etapa. É preciso levar em conta neste ano uma nova preocupação do futebol brasileiro: o calor em todos os Estados, de modo a fazer com que a CBF mude alguns horários de jogos.

Tem data-Fifa, como a que enfrentamos nesse momento, e ainda o Super Mundial de Clubes, que vai parar o futebol sul-americano em junho e julho, menos para os participantes, como os quatro brasileiros campeões das últimas Libertadores: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
Contra a altitude e as viagens
As competições sul-americanas têm duas particularidades que fazem das disputas delas um desafio para os times brasileiros. Uma delas é a logística das viagens para estádios que nem sempre estão localizados nas capitais dos países vizinhos. Esse deslocamento é por avião e ônibus, em alguns casos. A outra é a altitude das cidades, algumas bem perto do céu, a mais de 3.500 metros do nível do mar. Há desgastes na ida e na volta, portanto.
O torcedor também tem de entender que o seu time, seja ele qual for, está sujeito a ter de entrar em campo com menos de 72 horas de uma partida para outra. A CBF e a Conmebol são incapazes de se acertar com as datas dos jogos, assim como a Fifa também, quando o assunto são os confrontos das seleções.

Os clubes estão se virando como podem para minimizar o cansaço de seus jogadores. Na ordem das decisões, a Fifa manda da Conmebol, que manda na CBF, que manda nos clubes, que manda nos jogadores.
Lesões e elencos curtos
Tirando todos esses contratempos, os clubes e os jogadores brasileiros na Libertadores e Sul-Americana, e em todos os outros torneios do Brasil, estão sujeitos aos treinos, lesões, pressões dos torcedores, vendas e compra de atletas, desentrosamento, má fase, enfim, todas as condições do futebol dentro de campo.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Então, apesar de entender que os times brasileiros, todos eles, têm condições de passar pela fase de grupo das duas competições da Conmebol, vai ser preciso levar todos os fatores apontados em consideração na semana dos jogos. Na Libertadores, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as oitavas. Na Sul-americana, apenas o lider passa diretamente. O segundo colocado vai para uma repescagem com o terceiro colocado das chances da Libertadores.
Calendário e grupos da Libertadores
Fase de grupos: de 2 abril a 28 de maio
Oitavas de final: 13 e 20 de agosto
Quartas de final: 17 e 24 de setembro
Semifinal: 22 e 29 de outubro
Final: 29 de novembro
Grupo A: Botafogo, Estudiantes (ARG), Universidad de Chile (CHI), Carabobo (VEN)
B: River Plate (ARG), Independiente Del Valle (EQU), Universitario (PER), Barcelona (EQU)
C: Flamengo, LDU (EQU), Deportivo Táchira (VEN), Central Córdoba (ARG)
D: São Paulo, Libertad (PAR), Talleres (ARG), Alianza Lima (PER)
E: Racing (ARG), Colo-Colo (CHI), Fortaleza, Atlético Bucaramanga (COL)
F: Nacional (URU), Internacional, Atlético Nacional (COL), Bahia
G: Palmeiras, Bolívar, Sporting Cristal (PER), Cerro Porteño (PAR)
H: Peñarol (URU), Olimpia (PAR), Vélez Sarfield (ARG), San Antonio (BOL)
QUEM MOSTRA A LIBERTADORES
As partidas da Libertadores terão transmissão da Globo (TV aberta), ESPN (TV fechada), Disney+ e Paramount+ (streaming).
GRUPOS DA SUL-AMERICANA
Grupo A: Independiente (ARG), Guaraní (PAR), Nacional Potosí (BOL), Boston River (URU)
B: Defensa y Justicia (ARG), Universidad Católica (EQU), Cerro Largo (URU), Vitória
C: América de Cali (COL), Huracán (ARG), Racing (URU), Corinthians
D: Grêmio, Godoy Cruz (ARG), Sportivo Luqueño (PAR), Atlético Grau (PER)
E: Cruzeiro, Palestino (CHI), Unión (ARG), Mushuc Runa (EQU)
F: Fluminense, Unión Española (CHI), Once Caldas (COL), San José (BOL)
G: Lanús (ARG), Vasco, Academia Puerto Cabello (VEN), Melgar (PER)
H: Atlético-MG, Caracas (VEN), Cienciano (PER), Deportes Iquique (CHI)