O Palmeiras ganhou do Vasco em Brasília por 1 a 0, com gol de Flaco López, e deixou o Brasileirão como estava em sua briga particular com o Botafogo. A diferença continua sendo de três pontos, portanto, de uma rodada. O Fogão lidera com 56, depois de vencer o Fluminense um dia antes, e o Palmeiras tem 53. O torneio completou 27 rodadas. Quem também está na briga é o Fortaleza, com 52 pontos.
A CBF deveria manter esses três clubes jogando no mesmo dia, talvez até no mesmo horário. Flamengo e São Paulo correm por fora. Ocorre que Botafogo e Fortaleza ainda estão vivos em outras competições e terão suas atenções divididas entre as disputas. O Palmeiras não mais. Depois da queda na Copa do Brasil e Libertadores, o time de Abel só pensa no tricampeonato brasileiro. É sua única competição agora.
Alguns torcedores com quem tenho conversado dizem que o Palmeiras tem a obrigação de ganhar o Brasileirão pelo tempo que dispõe para treinar e arrumar o time. Não é bem assim que a banda toca. O Palmeiras está na briga e tem chances, sim, mas não está sozinho na competição. Digo que nem é o melhor do torneio.
Para ser campeão, o Palmeiras precisa fazer o mesmo resultado do Botafogo, que tem uma vitória a mais. Esses dois rivais se enfrentam na rodada 36. Se ninguém fracassar até já, esse confronto poderá decidir o campeonato.
Por pouco, no sábado, o Botafogo não ficou no empate com o Fluminense. O gol saiu no fim. Se tivesse somado apenas um ponto, o Palmeiras teria colocado no líder. A diferença seria de um ponto e o torneio ganharia em emoção. Não foi dessa vez, mas o plano é esse: esperar uma derrapada do Botafogo para dar o bote.
O Palmeiras terá mais tempo para treinar, é verdade, mas tem algumas pedreiras até o fim do Brasileirão. Abel já comentou que não vai pensar em todos os jogos ao mesmo tempo e se auto pressionar. Vai trabalhar e focar na próxima partida, rodada a rodada. Das partidas que faltam ao Palmeiras, algumas são mais complicadas, como a próxima diante do Atlético-MG.
Na rodada 31, tem confronto direto com o Fortaleza. Na sequência, faz clássico com seu maior rival, o Corinthians, que luta para escapar do Z-4, mas até lá já poderá estar fora da zona de rebaixamento. O jogo será em Itaquera e Memphis Depay estará em boa condição física.
Na rodada 36, o pega é com o Botafogo. Mais confronto direto. É preciso saber como os rivais estarão até lá. Depois o time de Abel visita o Cruzeiro e recebe o Fluminense na última rodada. Portanto, não há jogo fácil. O Palmeiras terá de fazer uma retomada perfeita nas 11 partidas que lhe restam.
JOGOS QUE FALTAM PARA O PALMEIRAS
Rodada 28 – Palmeiras x Atlético-MG
Rodada 29 – Bragantino x Palmeiras
Rodada 30 – Juventude x Palmeiras
Rodada 31 – Palmeiras x Fortaleza
Rodada 32 – Corinthians x Palmeiras
Rodada 33 – Palmeiras x Grêmio
Rodada 34 – Bahia x Palmeiras
Rodada 35 – Atlético-GO x Palmeiras
Rodada 36 – Palmeiras x Botafogo
Rodada 37 – Cruzeiro x Palmeiras
Rodada 38 – Palmeiras x Fluminense
O Botafogo também tem duelos complicados até o fim da competição. No ano passado, o time de John Textor fracassou e viu o mesmo Palmeiras lhe tirar o título do Brasileirão. Ninguém acredita que isso aconteça novamente. O Botafogo está mais forte, maduro e com bons jogadores.
O Palmeiras tem de fazer a sua parte e secar o adversário. O Botafogo também está de olho no desempenho do time de Abel. Imagina-se que será dessa maneira até o fim, a não ser que um dos dois fique pelo caminho. Se isso acontecer será surpresa. Os três últimos jogos do Botafogo serão duríssimos: Palmeiras, Inter e São Paulo.
JOGOS QUE FALTAM AO BOTAFOGO
Rodada 28 – Botafogo x Grêmio
Rodada 29 – Athletico-PR x Botafogo
Rodada 30 – Botafogo x Criciúma
Rodada 31 – Bragantino x Botafogo
Rodada 32 – Botafogo x Vasco
Rodada 33 – Botafogo x Cuiabá
Rodada 34 – Atlético-MG x Botafogo
Rodada 35 – Botafogo x Vitória
Rodada 36 – Palmeiras x Botafogo
Rodada 37 – Inter x Botafogo
Rodada 38 – Botafogo x São Paulo