O Palmeiras perdeu na preleção de Abel Ferreira, quando ele disse para o grupo que ficar atrás e tentar segurar as investidas do Flamengo no meio de campo e pelas pontas dariam mais chances de sucesso ao time no Maracanã. Estava errado. O Palmeiras foi uma equipe covarde com uma estratégia equivocada de seu treinador.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

Deu dois chutes ao gol. Dois. Não passou no meio de campo de forma segura e firme, como fez nos últimos quatro anos, colecionando vitórias e conquistas. Esse Palmeiras, que perdeu a primeira para o Flamengo na ida das oitavas da Copa do Brasil por 2 a 0, não é o Palmeiras da torcida. Não é nem o Palmeiras do próprio Abel e dos seus bons jogadores. O grupo é muito melhor do que isso.

Goleiro Weverton faz defesa em uma das tentativas do Flamengo na Copa do Brasil / Agência Palmeiras

Mas faltou coragem para encarar o rival, em melhor fase e com mais qualidade, é verdade. Mas não se admite um Palmeiras jogando para não perder ou para perder de pouco ou ainda para fazer o tempo passar. Esse Palmeiras é aquele da fila, que muitos nem sequer conheceram.

Abel se esqueceu de um detalhe importante em uma decisão, na verdade de dois detalhes: o primeiro é que nenhum time ganha se não atacar e quem só se defende tem mais probabilidade de perder a partida. O segundo é que o Flamengo, de Tite, joga bem em qualquer estádio do Brasil sem se intimidar.

Abel monta estratégia equivocada para segurar o Flamengo no Maracanã: derrota por 2 a 0 / Agência Palmeiras

Ou seja: tirando o Allianz e a força da torcida do Palmeiras, dentro de campo o Flamengo vai ter Pedro, Gerson, Arrascaeta, De la Cruz e todos os outros que deitaram e rolaram no Maracanã.

Por isso que era importante para o Palmeiras jogar mais. Perder é do jogo. Uma derrota com dignidade tem outro espírito. Faltou luta. O Palmeiras só fez se defender. Não entendeu o peso da decisão para o torneio e também para o restante da temporada.

O time não existiu do meio de campo para frente. E foi presa fácil quando começou a se cansar depois do primeiro tempo, como alertado em colunas anteriores. Faltou para Abel uma melhor avaliação do seu adversário. E ter mais confiança no seu próprio time.

SIGA ROBSON MORELLI NO X

Na semana que vem, o Palmeiras precisa devolver a derrota por 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Empate ou derrota por 1 a 0 elimina o time de Abel e classifica a equipe de Tite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui