O Palmeiras é irritante. Não para os palmeirenses, claro, mas para os outros torcedores. Nos grupos de amigos no WhatsApp, as gozações foram intensas depois do segundo gol do Del Valle nesta quarta-feira. O futebol apresentado pelo time de Abel Ferreira no primeiro tempo dava a impressão de que os memes seriam divertidos. O Palmeiras jogou muito mal na etapa inicial, não teve a bola e correu atrás o tempo todo do rival. Nem de longe parecia ser um dos times candidatos a ganhar a Libertadores.

SIGA ROBSON MORELLI NO FACEBOOK

A altitude com ar rarefeito era a explicação mais lógica para a péssima apresentação. Esperava-se no segundo tempo um massacre do Del Valle, quando se sabe que os jogadores brasileiros sentem mais a fadiga enquanto os donos da casa continuam no mesmo tom, correndo sem parar. E olha que o Palmeiras fez uma preparação especial para enfrentar o mais difícil de seus adversários na etapa de grupo e nas imediações de Quito, localizada a quase 3 mil metros acima do nível do mar.

A derrota parcial por 2 a 0 e o futebol pobre do primeiro tempo apontavam para uma surra feia do Palmeiras logo depois do empate sem graça em casa com o Flamengo pelo Brasileirão no fim se semana. Mas antes da conversa no intervalo, Endrick diminuiu para 2 a 1 e deu vida ao time. O resto Abel fez no vestiário e com as alterações, mandando a campo artilharia pesada de seus “pracinhas” Luís Guilherme, Vanderlan, Estêvão e Lázaro, além do argentino mais graduado Flaco Lopez. O termo pracinha deriva da expressão “sentar praça”, cujo significado é se alistar nas Forças Armadas. O vocábulo era atribuído aos soldados rasos, detentores da patente mais baixa da hierarquia militar. Os garotos.

Lázaro comemora seu gol, o segundo do Palmeiras contra o Del Valle pela Libertadores / Palmeiras

Com eles, o Palmeiras mudou da água para o vinho a exemplo do que aconteceu naquela partida histórica do ano passado contra o Botafogo, quando perdia por três gols de diferença e virou também na casa do rival.

O Palmeiras contou com os gols de Lázaro, em seu primeiro toque na bola, e com um tirambaço de Luís Guilherme para fazer 3 a 2 e festejar uma vitória que parecia impossível. No terceiro gol, o da virada, Abel invadiu o gramado para abraçar seus garotos. O treinador não se continha de alegria. E não era para menos. O resultado deu ao Palmeiras mais três pontos na Libertadores. Tem sete e lidera seu grupo, com Del Valle e Liverpool (URU) logo atrás, empatados com quatro. O Palmeiras fará agora mais uma partida fora de casa e depois encerra a fase com dois jogos no Allianz Parque, quando poderá encaminhar sua classificação. A Libertadores é o grande objetivo do clube na temporada. O time já ganhou o Paulistão.

O que mais impressiona nesse time é sua capacidade de reação quando quer reagir. Não foi assim diante do Flamengo no fim de semana, é verdade. Penso que no jogo pelo Brasileirão, Abel não soltou seu elenco em nenhum momento como fez no segundo tempo diante do Del Valle. Nem se valeu da artilharia pesada de seus meninos em formação. O que o treinador faz neste ano é mudar a concepção do time no que diz respeito a se esforçar para ganhar todos os jogos, como quer o torcedor e sonha a diretoria. Abel está dosando seu elenco, de modo a segurar pernas e fôlego para ter a equipe sempre competitiva e dar mais quando a partida vale mais.

Festa para Luís Guilherme, escondido, depois do gol que decretou a virada do Palmeiras contra o Del Valle / Palmeiras

Ele não quis dar tudo contra o Flamengo porque o torneio só está começando. Deu de ombros para o desejo do torcedor ou para a importância do jogo contra um rival direto no Brasil. Só não queria perder. Não concordo com isso em grandes partidas, mas sua estratégia é parecida com o que fazem os argentinos, por exemplo: eles deixam tudo em campo quando precisam deixar tudo em campo.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

No segundo tempo diante do Del Valle, o Palmeiras partiu para cima, correu alguns riscos, mas foi muito mais perigoso, a ponto de ter conseguido marcar duas vezes e virado o marcador. Foi o time que se esperava diante do Flamengo. Abel deixa claro que o Palmeiras vai dosar seus jogos e jogadores diante de um calendário que ele mesmo já criticou várias vezes e pediu apoio dos profissionais do esporte para pressionar a CBF a mudar. Há muitos jogos no futebol brasileiro e elencos reduzidos para tantas partidas, assim como é reduzida também a qualidade dos grupos.

GOL MILIONÁRIO DE ENDRICK

O gol de Endrick ainda no primeiro tempo ativou o gatilho que o Palmeiras tem com o Real Madrid desde a venda do atacante ao clube espanhol. O garoto completou mais uma vez a quantidade de cinco gols, o que dá ao time brasileiro a quantia de 2,5 milhões de euros, cerca de R$ 14 milhões. É a quarta vez que Endrick marca cinco gols depois que foi vendido. Portanto, ele já ajudou a colocar no cofre do clube 10 milhões de euros, algo perto de R$ 55 milhões, só balançando as redes. Esse é um dinheiro que o Palmeiras não tem como prever, mas que certamente estará no próximo balanço do clube. Desde que foi vendido, aos 16 anos, Endrick já marcou 20 gols.

Publicidade