É sempre bom quando um negro reage a uma injúria racista. Na pior das hipóteses, estamos diante de uma manifestação de liberdade, já que negros, oprimidos e escravizados ao longo da história, sempre foram calados à força, condenados ao jogo dos poderosos de plantão.
Seja um parceiro do The Football
É sempre muito bom quando Vini Jr. exerce esse seu direito conquistado de não se calar diante das provocações. Foi o que ele fez na tarde/noite desta terça-feira, dia 11 de fevereiro, no Etihad Stadium, na espetacular vitória de virada do Real Madrid (3 a 2) sobre o Manchester City.

Além de participar dos gols, o craque brasileiro foi eleito o melhor da partida e voltou para casa com mais um troféu em mãos.
É sempre muito bom quando um cidadão negro que se sinta ofendido possa reagir a um insulto, mesmo quando o racismo não está explícito, mas colocado de forma velada, subliminar, quase imperceptível para quem não sofre com a agressão.
Parem de choramingar, seus ingleses
Foi o que a torcida do City fez nesta terça com Vini Jr. – e, no embalo dela, também fizeram o clube e algumas figuras ilustres ligadas a ele, com a expressão “Pare de chorar”.
Por trás da mensagem principal pode-se ler muito mais nas entrelinhas. É mais do que claro que o que seria só uma provocação esportiva ganha outras proporções por ter no foco da ação o jogador do Real Madrid, que há tempos vem sofrendo os impactos do racismo estrutural consagrado na maioria dos países europeus.

Explicando a situação: Vini Jr. foi recebido no campo dos ingleses com uma faixa da torcida com uma frase extraída de uma canção da banda britânica Oasis: “Stop Crying Your Heart Out” (“Pare de chorar com todo seu coração”, numa tradução livre).
Muy bien!
Junto dela uma foto do espanhol Rodri, atleta do City, evidentemente, beijando o troféu Bola de Ouro ganho numa disputa pessoal dele com Vini Jr. O próprio Rodri, que estava nas tribunas do estádio, fotografou a faixa e, depois, questionado sobre o que achou dela, respondeu: “Muy bien!”.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Muy bien... o jogo rolou, o City saiu na frente no placar, mas o Real Madrid foi buscar a virada na base da raça, nos minutos finais da partida. Vini Jr. foi protagonista direto dessa remontada. E calou os ingleses dentro de casa.
O próprio perfil do clube tinha publicado uma foto da chegada de Vini Jr ao vestiário do Etihad Stadium num ângulo em que em primeiro plano aparece outra imagem de Rodri beijando a Bola de Ouro. Depois do baile, Vini Jr. abriu seu coração inebriado de alegria por mais um contragolpe dado aos seus inimigos.
Eu vi o cartaz, mas sempre que os adversários fazem essas coisas, eles me dão mais força para fazer uma grande partida e hoje eu fiz.
VINI JR.
Não foi só uma grande partida que você fez, caro Vini Jr. Para além disso, a resposta que você deu em campo é mais uma demonstração de que sua voz e seus pés incomodam os supremacistas brancos. E é sempre muito bom quando isso acontece…