A campanha de arrecadação do Corinthians já é um sucesso, mesmo longe ainda dos R$ 700 milhões que ela se propôs levantar. Tenho dúvidas se chegará neste número, mas o fato de ter R$ 18 milhões em dois dias é significativo. A dívida da arena é de R$ 710 milhões.
Junte-se a nós no The Football
Há o desejo do torcedor de participar e isso passa por cima de todos os problemas que podemos enumerar aqui de má gestão do clube e desconfiança generalizada do sumiço de dinheiro nos últimos dez anos. Não se olha para a campanha com esses olhos, embora deveriam também. Os corintianos querem ajudar.
Já escrevi aqui que se a causa fosse mais nobre, para ajudar pessoas carentes, crianças que passam fome ou famílias que não têm onde morar, entenderia melhor. Mas é difícil doar para uma associação que arrecada R$ 1 bilhão por ano e que tem processos e matérias sendo investigadas na polícia.
Pagar a Neo Química Arena nunca foi prioridade do clube porque seus presidentes sempre esperaram por uma solução mágica do governo Federal e da Caixa.
Arena foi acerto do governo
O estádio do Corinthians foi construído para a Copa do Mundo de 2014, depois de o Morumbi ser retirado do processo por questões políticas da CBF. Havia acertos para a construção de um estádio novo entre o governo brasileiro e a Fifa. Não foi por acaso que a Arena do Corinthians em Itaquera abriu o Mundial.
Então, os cartolas corintianos sempre olharam para o então chamado Itaquerão com a certeza de que alguém um dia pagaria a conta em nome do clube.
Não foi o governo, mas pode ser o próprio corintiano espalhado pelo país. São mais de 30 milhões. Em dois dias, a campanha da ‘vaquinha’ da arena já baixou a dívida do clube com a Caixa. Consequentemente, reduziu os juros.
Por ora, a desconfiança de que o dinheiro seria usado pelos dirigentes para outras finalidades não existe. Tudo está sendo feito com a mais cristalina transparência. Há contas falsas por aí e a Gaviões da Fiel sempre teve essa preocupação. Ela se cercou dos problemas para não cair em armadilhas.
Veja o site oficial da doação
A doação no site oficial da torcida e Caixa (http://www.doearenacorinthians.com.br) é feita por meio de PIX, onde o torcedor pode doar valores pré-fixados (R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100). Mas também permite doar o que desejar acima dos R$ 10. A duração da campanha, em princípio, é de seis meses. Todos os doadores ganham um certificado.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
Isso está virando febre porque há muita postagem nas redes sociais de pessoas e seus diplominhas. “Eu doei”. Doadores acima de R$ 100 terão seus nomes escritos em um mural no próprio estádio. Jogadores ilustres e celebridades foram nomeados embaixadores do processo. Neto e Basílio estão nessa. Há outros ilustres corintianos como Benjamin Back e Sabrina Sato.
A Gaviões pensa em comemorar de alguma forma os marcos da campanha, como quando ela bater os R$ 50 milhões arrecadados. Vale lembrar que o dinheiro não passa pelo Corinthians.
Só nesses dois dias de ‘vaquinha’, o clube “ganhou” o equivalente a seis meses do salário de Memphis Depay ou sete bilheterias do time em dias de jogo na Arena. Mas o dinheiro só será usado para pagar o estádio.