O São Paulo encontrou um caminho que merece aplausos no futebol e que poucos torcedores sabem. Trata-se de um trabalho de integridade no esporte. Não é pouco. Vale lembrar que a CBF já teve presidente afastado após assédio moral. E que os atletas estão submetidos às regras de conduta dos sites de apostas esportivas.
Seja um parceiro do The Football
O programa do Tricolor envolve o clube no Morumbi, o CT na Barra Funda e o complexo da base em Cotia. O São Paulo inscreveu o seu projeto no 5º Prêmio INAC de Integridade, uma referência das práticas contra a corrupção.

De certa forma, a postura interna no clube amplia o seu mercado em várias frentes e dá muito mais confiança para seus credores e investidores. Como todo mundo sabe, a direção tricolor tem um ano desafiador de conter o sangramento de suas finanças, buscar novos parceiros, por meio de um fundo, e tentar sobreviver dentro do campo com um elenco reduzido e uma folha de pagamento mensal mais em conta.
O que é o PIT?
O São Paulo batizou o projeto de Programa Integridade Tricolor (PIT). O trabalho visa desenvolver um ambiente de transparência e conformidade com as boas práticas em todas as operações do clube, do social ao futebol, passando por todos os seus colaboradores, clientes, credores e parceiros.
“O programa define as ‘regras do jogo’ nas relações institucionais do clube, prevenindo situações em desacordo com as leis, normas internas e políticas de conformidade, conforme estabelecidos em seu Código de Ética e Conduta“.

Na prática, o PIT tem a função de identificar riscos de todas as naturezas dentro do clube, como de possíveis condutas indevidas de seus funcionários, diretores, gerentes e todo tipo de colaborador, de modo a trabalhar em conjunto com áreas estratégicas, como RH e Jurídico. O processo também chega aos atletas.
Contra a corrupção e o assédio
O programa trata ainda de assuntos mais delicados e muitas vezes empurrados para debaixo do tapete, como assédio moral e sexual, fraude, corrupção e outras infrações que podem comprometer a instituição dentro e fora do Morumbi.
SIGA THE FOOTBALL
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
O São Paulo já teve jogador afastado por assédio moral e agressão a companheiras ou namoradas. O clube se moderniza com as novas condutas da sociedade. O futebol não pode ficar fora desses avanços. Os valores do São Paulo são divulgados internamente. Há onze áreas dentro do programa. Há controles internos, cursos e treinamentos, sempre amparado pela comunicação do Tricolor. É muito mais do que apenas divulgar as atividades do futebol e das demais categorias.
Tudo gira em torno de uma palavra muito comum nas empresas e dos bons gestores: “governança”. Ela move as ações do São Paulo. Daí também a necessidade de honrar suas contas e pagar suas dívidas, não atrasar salários e cumprir seus compromissos.