O São Paulo precisa administrar melhor o uso do seu estádio para o futebol. O time recebe o Athletico-PR neste sábado depois de 45 dias longe de casa. O Morumbis ficou ‘impossibilitado’ para as partidas do time de Zubeldía por causa da troca de gramado e de uma sequência de shows do bom cantor Bruno Mars.
A agenda do estádio pertence ao São Paulo, diferentemente do que ocorre com o Allianz Parque, por exemplo.
No caso da arena do Palmeiras, a WTorre tem a agenda do local para outras atividades e negocia com o clube os compromissos do semestre ou do ano antecipadamente. O Palmeiras tem perdido de quatro a cinco partidas em casa por temporada.
Por causa disso, sempre houve rusgas nesse sentido. De dois anos para cá, a situação começou a ser mais bem administrada, de modo a não prejudicar a agenda dos eventos nem as partidas do time de Abel Ferreira.
Duas partidas fora como mandante
Nesse período ausente do seu estádio, o São Paulo fez duas partidas como mandante pelo Brasileirão: uma em Brasília e outra em Campinas.
Venceu as duas, mas poderia ter perdido. Se tivesse seis pontos a menos na tabela, estaria na mesma posição, em sexto, mas com 48 pontos e não 54.
O torcedor tricolor entende melhor a necessidade do clube de fazer dinheiro. Há projetos grandiosos em marcha, como reformar o estádio e reduzir sua dívida. Para o torcedor, também é preciso continuar reforçando o time. No fim do ano, alguns jogadores serão dispensados.
Bom lucro para o São Paulo
A estimativa é que o clube tenha lucrado R$ 20 milhões com os sete shows recentes no Morumbis. Nas duas partidas que faria em casa, sua renda seria de R$ 2,5 milhões em casa jogo.
SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok
No entanto, o que o clube precisa fazer é administrar melhor a agenda do seu estádio para não ficar tanto tempo longe de casa. Isso esfria o torcedor. Faz diferença. O São Paulo tem uma das melhores médias de público do Brasileirão, com cerca de 45 mil torcedores.
Obra vai tirar o time do Morumbis
A previsão de reforma do estádio, em parceria com a WTorre, estima aumentar sua capacidade para 85 mil lugares. Assim, com um estádio desse tamanho, o torcedor precisa ser estimulado em todas as partidas.
Uma coisa é certa: o São Paulo não pode ficar tanto tempo sem jogar no seu campo. Ou seja: eventos e manutenção do estádio precisam ser feitos em épocas diferentes. O futebol é seu maior produto e sempre será.
Quando a obra do Morumbis for aprovada, o São Paulo ficar mais de seus meses ausente de sua casa. Isso porque o estádio será interditado. Ou seja: será um período difícil para o time de Zubeldía.