As torcidas de Palmeiras e Vasco, parceiras na configuração das organizadas do futebol brasileiro, foram parabenizadas pelo Ministério Público do Distrito Federal pelo comportamento antes, durante e depois do jogo do fim de semana pelo Brasileirão, com vitória do time de Abel Ferreira por 1 a 0. Havia 62 mil torcedores no estádio Mané Garrincha. Não houve confusão.
Recebi o comunicado abaixo do presidente da Mancha Verde, Jorge Luiz. Que bom seria se a gente tivesse esse tipo de informação com mais frequência, ocorre que o futebol ainda desperta ódio entre os rivais, assim como a política. Mas é sempre bom reconhecer quando alguma coisa dá certo e é reconhecida.
O desafio de palmeirenses e vascaínos agora é ter o mesmo comportamento legal contra outros adversários ao longo da temporada, em casa e fora, ganhando ou perdendo, no Estado ou em outra praça.
Quando o futebol avançar nessa etapa, ganhamos todos. Ainda há muitos com os dois pés atrás. Sou do tempo em que as provocações existiam nos estádios e que as torcidas dos times paulistas dividiam as arquibancadas. Espero ver isso novamente, com segurança. Provocar é uma coisa, brigar e matar é outra.
O futebol brasileiro tem lotado estádios nesta temporada. Isso é ótimo. A festa é bonita. A média de público nas partidas do Brasileirão se aproxima dos 30 mil por jogo. Cada vez mais torcedores estão indo para as arenas. Então, essas arenas precisam ser seguras, assim como suas imediações. É preciso tirar lições do que aconteceu em Brasília e tentar replicar em outras rivalidades.
VEJA NOTA DA MANCHA VERDE
A Mancha Verde, bem como todas as demais torcidas do Palmeiras e as do Vasco da Gama, foi parabenizada pelo Ministério Público do Distrito Federal após a partida entre Palmeiras e Vasco.
Em um jogo onde a logística, o comportamento, nossa organização, a forma de conduzir os nossos associados e um jogo com bastante harmonia entre as torcidas, acrescentando, a festa grandiosa na arquibancada que fizemos, acabou recompensado com as palmas das autoridades, que também trabalharam em prol do espetáculo.
Fica aqui também nosso agradecimento a todos, ao Ministério Público do Distrito Federal, à Polícia Militar do Distrito Federal, ao Coronel Keldson, ao Major Da Silva, ao Jornal Metrópoles (por fazer da Mancha um ponto de venda de ingresso), e agradecemos ao nosso amigo Ricardo Vale.
Agradecemos também a nossa Sub-Sede de Brasília, que fez mais uma vez um trabalho logístico muito importante e perfeito, as nossas subsedes que estiveram presentes (Goiânia, Catalão, Uberlândia, Uberaba, Palmas, Cuiabá, Mato Grosso do Sul, Rondonópolis, Bragança Paulista, Salto e Baixada) e junto com a rapaziada de sampa fizeram um bloco branco gigantesco e incendiou a arquibancada, ajudando a trazer os 3 pontos importantíssimo na briga pelo título.
Mandamos um abraço para a diretoria e toda rapaziada da nossa aliada Força Jovem Vasco, foi um final de semana e jogo importante para reforçar ainda mais o vínculo de amizade e respeito entre nós.
Parabéns a todos os palmeirenses que estiveram conosco e que colaboraram com mais esse dia importante para a nossa entidade e para o nosso clube.