O Palmeiras não está mais na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o time de Abel Ferreira corre risco de ser eliminado também da Libertadores. A partida de volta das oitavas de final da competição sul-americana favorece o Botafogo, que ganhou no Rio por 2 a 1. O empate é do time carioca. O Palmeiras precisa da vitória por um gol de diferença em sua casa para levar a decisão para os pênaltis. Se marcar dois ou mais gols sem sofrer nenhum, estará classificado.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

O Palmeiras ganhou a Libertadores em 2020 e 2021. Em 2022 e 2023, foi eliminado na semifinal. Nessas duas edições, o time de Abel também caiu na Copa do Brasil. No primeiro ano, foi eliminado nas oitavas, e no segundo, nas quartas. O São Paulo foi seu algoz nas duas ocasiões.

Weverton sofreu dois gols na partida de ida contra o Botafogo no Rio: na volta, nesta quarta, terá de pegar tudo / Palmeiras

Não tem sido fácil para o Palmeiras manter-se vivo nas competições do segundo semestre. Neste ano, o time piorou e os rivais melhoraram. Mas se tem uma coisa valorizada pelo torcedor nas últimas temporadas foi não duvidar do elenco nem do seu técnico português. Esse Palmeiras sob o seu comando já virou boas partidas. Nesta quarta, o Botafogo é favorito por dois motivos: tem a vantagem e está em melhor fase.

As bandeiras de Abel

Abel levantou duas bandeiras nesta temporada, sem sucesso em ambas. A primeira foi pedir para a presidente Leila Pereira que parasse de vender os principais jogadores do time. Para fazer caixa e honrar seus compromissos, negociar atleta da base tem sido uma boa fonte de receita para o clube. O que o Palmeiras faz bem, mas com alguma demora, é se livrar de jogadores ruins. Alguns deles ficam muito tempo no clube.

A segunda bandeira de Abel é contra o calendário. Ele e todos os treinadores do futebol brasileiro reclamam da quantidade de jogos e da proximidade entre eles, de modo a fazer com que os clubes não tenham tempo para treinar e recuperar seus atletas.

Abel terá de tirar um coelho da cartola para ganhar do Botafogo no Allianz Parque / Agência Palmeiras

Essa briga também está perdida, por ora. CBF e Conmebol não vão mexer no calendário nem abrirão mão de suas respectivas competições. Sobra sempre para o Estadual, há anos fadado a desaparecer, mas que continua firme e forte nos primeiros meses do ano.

O calendário é covarde com os times, mas ele não pode explicar todas as derrotas e eliminações. O futebol brasileiro, apesar de ter alguns times com mais dinheiro e melhores gestões, não atinge a tão temida “espanholização”, com duas equipes (Real Madrid e Barcelona) dando as cartas.

SIGA ROBSON MORELLI NO X

O Palmeiras joga diante de sua torcida contra o Botafogo para se manter vivo na Libertadores. Precisa ganhar. Contra o Flamengo, há duas semanas, pela Copa do Brasil, passou pelo mesmo cenário. Acabou vencendo o time de Tite na volta, em São Paulo, mas por apenas um gol, quando precisava de dois. Foi eliminado.

O problema é que vai enfrentar a melhor equipe do Brasileirão. Terá de jogar muita bola ou catimbar horrores para ficar com a vaga.

DESEMPENHO DO PALMEIRAS
COPA DO BRASIL

2017 – Eliminado nas quartas contra o Cruzeiro
2018 – Eliminado na semifinal diante do Cruzeiro
2019 – Eliminado nas quartas para o Inter
2020 – Campeão em cima do Grêmio
2021 – Eliminado na terceira fase contra o CRB
2022 – Eliminado nas oitavas frente ao São Paulo
2023 – Eliminado nas quartas para o São Paulo
2024 – Eliminado nas oitavas diante do Flamengo

DESEMPENHO DO PALMEIRAS
LIBERTADORES

2017 – Eliminado nas oitavas
2018 – Eliminado na semifinal diante do Boca
2019 – Eliminado nas quartas contra o Grêmio
2020 – Campeão contra o Santos
2021 – Campeão em cima do Flamengo
2022 – Eliminado na semifinal frente ao Athletico
2023 – Eliminado na semifinal diante do Boca

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui