Publicidade

O Brasil torce nesta segunda-feira por Vinícius Júnior. O atacante do Real Madrid, que deixou cedo o Flamengo e o futebol brasileiro, aos 18 anos, é favorito para ganhar o prêmio Bola de Ouro, tradicional reconhecimento da revista France Football ao melhor jogador da temporada europeia. Não é o The Best, da Fifa.

Conheça The Football

Vini tem grandes chances de ser eleito. Na temporada 2023/24, ele ajudou o Real Madrid a ser campeão Espanhol, da Supercopa e da Champions League com seus 24 gols, nove assistências e bom futebol nas 39 partidas em que esteve em campo.

Vini Jr segura a taça da Champions League: atacante do Real Madrid também foi campeão espanhol / Real Madrid

Fez tudo isso enquanto era agredido criminalmente nos estádios espanhóis com ofensas racistas de torcedores. Vini carrega, portanto, essas duas bandeiras com extremo respeito: a brasileira e a da luta contra o racismo.

Contra ele há a péssima campanha da seleção, e dele próprio, na Copa América dos Estados Unidos. A votação dos jornalistas da revista e dos países dos jogadores escolhidos observa apenas o período da temporada. Tudo o que aconteceu depois dela ficará para a próxima eleição. Os atletas escolhidos recebem notas que vão de 1 a 15 pontos.

Vini pode quebrar o jejum de brasileiros eleito. O último Bola de Ouro foi Kaká, então no Milan, na edição de 2007. Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho já levaram o prêmio também. De lá para cá, nenhum outro jogador brasileiro sequer chegou perto da conquista. Nem mesmo Neymar em seus anos de Barcelona e PSG, embora tenha tido seu nome apontado entre os melhores.

O evento da revista France Football está marcado para o Théâtre du Châtelet, em Paris, a partir das 16h (de Brasília). A festa é grandiosa e já se tornou tradicional entre os jogadores da Europa.

SIGA ROBSON MORELLI
Facebook
Instagram
Linkedin
Threads
Tik Tok

Vini não está sozinho em sua ansiedade. Ele terá de superar rivais que também aprendemos a aplaudir, como Jude Bellingham, Carvajal, Rodri e Haaland. Vale lembrar que Messi foi o Bola de Ouro na temporada passada.

Arthur Elias é o responsável para fazer do Brasil um time mais forte para a Copa do Mundo Feminina de 2027 / CBF

Outros brasileiros

Há outros brasileiros que podem ser eleitos de outras categorias. Veja quem também está competindo:

1 – Troféu Kopa, que premia o melhor sub-21 do planeta: Savinho.

2 – Bola de Ouro no feminino: Gabi Portilho (Corinthians) e Tarciane (ex-Corinthians, agora no Houston Dash).

3 – Melhor treinador de futebol feminino: Arthur Elias, atual comandante da seleção brasileira.

A escolha de Vinícius Júnior, se acontecer, o deixaria mais importante na Europa do que Neymar. O ex-atleta do Santos jogou mais bola do que seu compatriota do Real Madrid, mas nunca foi apontado como tamanho favoritismo para os prêmios do continente como está sendo Vini Jr. É importante ressaltar que Neymar concorreu com Messi e Cristiano Ronaldo no auge de suas carreiras.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui