O que poucos torcedores perceberam é que Luis Zubeldía está fazendo uma reformulação no São Paulo. O treinador argentino tem pouco tempo de clube, mas já consegue ter alguma clareza dos jogadores que serão importantes para o time no segundo semestre, quando as competições vão se afunilar, e também para a próxima temporada. Trata-se de uma mudança sem estardalhaço e barulho, mas necessária.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROBSON MORELLI

O São Paulo aproveita a janela de transferência para fazer dinheiro e vender alguns atletas. Diego Costa foi para o futebol russo, por exemplo. Gabriel Neves também foi embora. Há jogadores com os quais Zubeldía até contaria, mas que o clube precisava vender para fazer receita. Há outros que teriam poucas oportunidades no Morumbi.

A decisão de liberar atletas é de Zubeldía, com a participação dos dirigentes de futebol do clube. Welington também vai sair até o fim do ano ou antes disso. Galoppo pode deixar o Morumbi.

Zubeldía mostra em treino na Barra Funda como gostaria de ter o posicionamento do São Paulo / SPFC

O São Paulo tem algumas posições mais carentes. Há muitos volantes no elenco e alguns deles devem ser negociados. Zubeldía, depois de conhecer a todos, vai tentar fazer esse equilíbrio no grupo. Isso leva tempo e é um trabalho constante. A janela ajuda neste momento.

De modo geral, os clubes descobriram que não faz sentido manter jogadores que não serão usados ou terão poucas chances. Com o alto salário mensal dos atletas no futebol brasileiro, ter no grupo jogadores que só fazem treinar, além de encarecer a folha de pagamento também tira a vaga de outro mais útil. Quem faz esse trabalho de forma coerente é o Palmeiras. Abel Ferreira toca uma constante reformulação de seu grupo, de modo a abrir mão de jogadores menos importantes sem enfraquecer o time. Mas sempre há reposição.

O São Paulo está seguro de ter encontrado um treinador capaz de fazer o mesmo no Morumbi, principalmente depois de Zubeldía confirmar seu desejo de permanecer no clube após receber proposta da seleção do Equador. Isso deu mais confiança ao presidente Julio Casares de confiar a tarefa a seu treinador.

Diego Costa foi liberado para jogar no Krasnodar, do futebol russo: ele já se despediu dos companheiros / SPFC

Nem todo dinheiro da venda de jogadores será reinvestido na compra de outros atletas. O São Paulo vai fazer contratações pontuais, de modo a fortalecer o elenco e atender aos pedidos do técnico. Não fará loucuras. Precisa de parte desse dinheiro arrecadado para quitar outras dívidas do clube no ano fiscal de 2024. Pagar pendências com jogadores, como Daniel Alves e com o técnico Rogério Ceni, é uma prioridade.

SIGA ROBSON MORELLI OFICIAL

O torcedor sabe que o São Paulo tem um elenco bom e competitivo como há muito tempo não tinha. Esse time vem sendo fortalecido desde o começo do ano, sob o comando de outros treinadores. Alisson se machucou e deve ficar fora por um bom tempo. Por isso o clube tenta a contratação de outro volante. Os jogadores da posição não têm as características pedidas pelo treinador. Marco António, da Lazio, é o nome mais perto do clube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui